NOTICIAS | EDUCAÇÃO

Falha suspende inscrição de candidatos para o Colégio da PM

Centenas de candidatos foram lesionados, diz pai. Caso será levado à Defensoria Pública do Ceará
Postado em 07/12/2017 | 16:35

A empresa afirmou que não quis comentar o assunto. 

A prova acontece no próximo domingo (10). Entretanto, dezenas de candidatos, aptos a participar do processo seletivo do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó, na avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, foram impedidos, após falhas no sistema de inscrição para o exame. As inscrições se encerraram no último dia 23 de novembro, mas os estudantes se preparavam desde o começo do ano com aulas particulares e cursos preparatórios. 

“Quando fizemos a inscrição, deu um problema, mas conseguimos terminar o procedimento. Aparecia que tudo foi realizado com sucesso. Já esta semana, quando fomos conferir horário e local de prova, apareceu que a inscrição foi cancelada por descumprimento a um item do edital”, explica Oscar de Paula Vasconcelos, pai de um estudante. 

Segundo Crislândia Melo, mãe de dois candidatos que foram impedidos de participar, a plataforma onde as inscrições eram feitas, pertencem a uma empresa do Pará, contratada pelo Colégio para este fim. Ela afirma que o sistema não é autoexplicativo, dificultando o procedimento. Em alguns registros, a data de nascimento do estudante foi trocada pela data de nascimento do responsável. No caso de Oscar, o ano de nascimento do filho ficou em 1191. “Não tem como. Nem eu, nem meu filho nasceu nessa data pré-histórica”, comenta. 

Os responsáveis perceberam o problema na quarta-feira (6), mas acreditavam se tratar de algo pontual. Quando procuraram à escola em busca de uma solução, descobriram que centenas de candidatos passavam pela mesma situação. A orientação passada por um funcionário da instituição foi enviar um e-mail para a empresa responsável, mas este sempre retorna para a caixa de entrada do remetente, alegando não ser possível o envio ao destinatário. 

Oscar contou que procurou uma amiga advogada, que mora no Pará e pediu que ela fosse ao endereço da empresa. Ao chegar, foi recebida por uma mulher que afirma ser proprietária e não quis comentar o problema. Já o Colégio da Polícia Militar, afirma aos pais, que a falha é culpa da organizadora. 

Em uma das inscrições, a data de nascimento do candidato ficou em 1191. 

Um grupo em um aplicativo de mensagens foi formado com todos os que se sentiram lesados pelo processo seletivo. Agora, os responsáveis pretendem formalizar uma petição pública coletiva na Defensoria Pública para solicitar o cancelamento do exame, alegando os danos sofridos pelos candidatos. Muitos faziam aulas particulares de reforço para se preparar. A taxa inscrição para a prova foi R$ 25, com pagamento por meio de boleto bancário. 

Procuramos a Inaz do Pará Serviços de Concursos Públicos, empresa vencedora da licitação, para comentar o assunto, mas as ligações não foram atendidas e nenhum e-mail foi respondido. Já a Polícia Militar, comentou o assunto em nota. Leia na íntegra: 

A Polícia Militar do Ceará esclarece que o Processo Seletivo 2018 realizado para o ingresso aos Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (Fortaleza) e Colégio da Polícia Militar Cel Hervano Macêdo Júnior (Juazeiro do Norte) são regidos pelos Editais 001/2017 de ambos os colégios e que a responsabilidade técnica e gerencial está sob responsabilidade da empresa INAZ DO PARÁ SERVIÇOS DE CONCURSOS PÚBLICOS – EPP, empresa vencedora da licitação realizada.

Faz-se necessário que os responsáveis pelos candidatos atentem para o tópico 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES, ITEM 1. 2 dos editais que dispõe:

“1.2. A realização das etapas e fases deste processo seletivo são da responsabilidade técnica e operacional da Empresa INAZ DO PARÁ SERVIÇOS DE CONCURSOS PÚBLICOS LTDA – EPP, com exceção da matricula dos candidatos aprovados no processo seletivo, obedecidas as normas deste Edital”.

Portanto, problemas de ordem técnica, demandas e dúvidas entrar em contato através dos 02 (dois) telefones disponibilizados pela empresa (91) 33478376 e (91) 33475205 bem como pelo e-mail atendimento@paconcursos.com.br. 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO