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Estudante recebe cobrança por viagens não realizadas

Sistema cobrou R$ 15, mas o usuário nega o uso do serviço nas datas citadas
Postado em 11/08/2017 | 18:57

 

Usuário frequente do sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, o Bicicletar, o estudante de Letras Matheus Lima foi cobrado por três viagens que alega não ter feito. O universitário, que utiliza o Bilhete Único, que dá gratuidade de uma hora, deparou-se com uma cobrança de R$ 15 no seu extrato, o que equivale a três viagens. 

"Fui cobrado por três viagens que não fiz. Cinco reais de casa. Inclusive uma no primeiro dia do mês e nem cheguei perto de bike", comentou o estudante. "Eu só consegui mandar dois e-mails, um para o biciletar e deixei uma reclamação no site", lembrou. 

Após o susto, o universitário decidiu suspender o cadastro do Bilhete para evitar novas cobranças. "Só que os históricos de taxa estão ai e também constam no meu cartão de crédito", lamentou. 

Matheus tentou se recordar se teve algum problema durante os dias em que utilizou o serviço e lembrou que um amigo do Rio de Janeiro utilizou seu passe, mas no dia 18 de junho, mas a cobrança mais próxima é do dia 21. "Eu ainda tô tentando entender", disse. 

O CNEWS procurou a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que informou, em nota, que a empresa responsável "por implantar, operar e dar manutenção no sistema, já resolveu a situação e efetuou o estorno do valor cobrado ao estudante". A Secretaria orientou que em situações do tipo, o usuário deve procurou a administração do serviço nos contatos abaixo. 

Após a nota ser encaminhada, Matheus recebeu um email, informando que os estornos foram solicitados e o prazo para uma resposta é de 15 dias. "Iremos efetuar o ressarcimento do passe para que o Sr. faça a aquisição de outro passe no projeto desejado", diz o comunicado. 

No site do Bicicletar, existe um espaço com respostas para possíveis dúvidas de usuários, algumas se referem à cobrança, mas nenhuma direciona para cobranças de viagens não realizadas. O sistema existe desde 2014 e já realizou, segundo a plataforma, mais de um milhão de viagens. 

Serviço
Para cobranças indevidas e dúvidas
4003-9594
bicicletar@movesamba.com 

 

 
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