NOTICIAS | CEARÁ

Portal da Transparência é acessado em 186 países

Sistema foi criado pelo TCM, que teve sua extinção aprovada pela Assembleia Legislativa
Postado em 11/08/2017 | 14:17

Foto: Reprodução/TV Cidade

O Portal da Transparência dos Municípios do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE), extinto pela Assembleia Legislativa, é acessado por 186 países. Desde o seu lançamento, em setembro de 2009, até julho deste ano o serviço recebeu a visita de mais de três milhões de usuários, os quais visualizaram 45 milhões de páginas.

Depois do Brasil, que concentra maior parte dos acessos, houve, nesse mesmo período, visitações provenientes dos Estados Unidos (30.359), Portugal (15.786), Índia (10.105), Espanha (4.710), Reino Unido (2.795), França (2.701), Itália (2.698), Alemanha (2.585), Argentina (1.632) e México (1.320). Além de países americanos e europeus, verifica-se acessos do continente africano (Angola, Moçambique e África do Sul), Oriente médio (Israel e Arábia Saudita), Ásia e sudeste asiático (Indonésia, China e Japão) e Oceania (Nova Zelândia).

No Brasil, 64,36% das sessões vieram do Ceará, seguido pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. Em seguida, estão Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná e Paraíba. Das cidades cearenses com mais registros de sessão ao Portal estão Fortaleza (2,1 milhões), Sobral (164 mil), Juazeiro do Norte (126 mil), Tianguá (86 mil) e Crateús (66 mil).

Um dos aspectos verificados no levantamento é o perfil do público – mais de um terço dos que acessaram o Portal (38,2%) são visitantes de retorno (“returning visitor”). Ou seja, entraram uma vez no Portal e depois voltaram em busca de mais informações. A cada sessão realizada pelo internauta, foram visitadas, em média, nove páginas do Portal e 90,8% das sessões foram realizadas por computador de mesa (desktop), 7,67% de celular e 1,45% por aparelhos tablet.

O Portal da Transparência dos Municípios permite acesso a uma série de dados que integram as prestações de contas dos 184 municípios cearenses, como receitas, despesas, licitações, estrutura administrativa e até patrimônio. 

O Tribunal, criador do sistema, teve a sua extinção aprovada novamente, pela Assembleia Legislativa do Ceará. A matéria foi aprovada por 30 votos a 9 e será publicada no Diário Oficial do Estado. Como aconteceu no primeiro semestre, a oposição afirmou que pretende recorrer da decisão. 

As atividades do TCM, no entanto, seguem após a extinção. "A gente continua trabalhando normalmente porque somos servidores estaduais e, como servidores estaduais, temos que continuar a prestar nosso serviço. Quando o TCM passar para o comando do TCE, os servidores vão continuar, nosso serviço vai continuar da mesma forma”, explica Juraci Muniz Junior, coordenador geral do TCM. Só mesmo após a publicação oficial é que os servidores passarão para a responsabilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO