NOTICIAS | FORTALEZA

Estátua "Iracema Guardiã" é pichada

Monumento foi alvo de vândalos na última semana e ainda não foi limpo
Postado em 17/07/2017 | 16:13

Foto: Ravi Porto/TV Cidade

A estátua "Iracema Guardiã", obra do artista plástico Zenon Barreto, foi alvo de vandâlos na última quinta-feira (13) e até esta segunda-feira (17), ainda não foi restaurada. O monumento foi sujo com uma tinta branca. 

Esta não é a primeira vez que o monumento turístico é pichado. Em janeiro do ano passado, a obra foi pichada com a palavra "Sol", escrita na lateral esquerda do corpo. Desta vez, a marcação foi feita nas costas da índia. 

Em nota, a Polícia Militar do Ceará informou que não houve prisões de suspeitos, entretanto, "o policiamento segue no reforço". Ainda segundo a PMCE, "o Policiamento Ostensivo Geral na região da Beira Mar é realizado por quatorze duplas de policiais militares ao longo de toda a orla que vai do Centro Dragão do Mar ao Mercado dos Peixes, além das rondas realizadas pelas viaturas do Batalhão de Policiamento Turístico - BPTur, Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – BPRaio, Batalhão de Policiamento de Choque – BPChoque e Regimento de Polícia Montada – RPMont. Além do policiamento ser realizado 24 horas por dia, ainda há intensificação em horários sensíveis entre 03h00 e 06h00 da manhã, quando se registra a presença de coopistas em prática de atividade física no local". 

A Secretaria Executiva Regional II informou que a "Prefeitura de Fortaleza realizará, a partir desta terça-feira (18.07), a limpeza da estátua Iracema Guardiã, localizada na Praia de Iracema". Ainda segundo a SER II, "a prefeitura repudia atos desta natureza e lamenta que um importante patrimônio histórico e cultural da cidade seja alvo de atos brutais de vandalismo. Pedimos o apoio da população para que zele pelos equipamentos públicos e denuncie atos de violência contra a sua cidade". 

O cartão postal, que aparece um arco em direção ao mar, em posição de batalha, foi inaugurado em 1996 e restaurado em 2012. Revestida em cor de cobre, a obra chama a atenção de turistas, que param para fotografar ao lado do símbolo da obra de José de Alencar. 

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO