NOTICIAS | CEARÁ

Assembleia repercute estudo sobre trabalho infantil

No Ceará, 73.895 mil crianças estão nesta situação
Postado em 12/06/2017 | 17:31

Foto: Arquivo

O estudo foi apresentado no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. Foram ouvidos mais de 100 mil estudantes em 47 municípios cearenses. Segundo a pesquisa, 11,4% responderam realizam algum trabalho diariamente. A maioria, 19%, atua na agricultura, seguida de funções domésticas, 14,8%, e comércio: 8,9%.O número de crianças em situação de trabalho infantil no Ceará é de 73.895 mil. 

O relatório é apresentado na data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. No Ceará, uma das principais ferramentas para combater essa atividade ilegal é o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Fátima é coordenadora do programa em Juazeiro do Norte, uma das cidades com maior incidência de mão de obra de menores.

“Juazeiro é uma cidade romeira e com muitas feiras, por isso, é muito comum encontrarmos crianças trabalhando com seus pais nessas atividades. Eles usam a desculpa de que não tem com quem deixar as crianças mas a gente sabe que, na verdade, é pra que eles ajudem no trabalho”, explica Fátima Teixeira, coordenadora municipal do Peteca. 

Mesmo com todos os esforços, o trabalho infantil no Brasil voltou a crescer nos últimos anos. Hoje, 2.7 milhões crianças estão nessa situação. O agravamento da crise financeira é um dos responsáveis por esse aumento.

De acordo com o deputado Renato Roseno (PSOL), membro da Comissão da Criança e do Adolescente, os esforços governamentais para combater o trabalho infantil são insuficientes. “O governo simplesmente não investe o suficiente. O problema é muito grande e requer um esforço integrado, o que não existe. Se o governo quisesse, dava pra erradicar o trabalho infantil. É preciso acabar com a cultura de que a solução pro filho do pobre é o trabalho e pro do rico é o estudo”, disse. 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO