NOTICIAS | POLÍTICA

Deputado cria projeto de lei que proíbe jogo 'Baleia Azul'

O jogo ficou conhecido como uma sequência de 50 desafios que envolvem isolamento, automutilação e incentivo ao suicídio.
Postado em 20/04/2017 | 08:44

O jogo conhecido como "Baleia Azul" tem induzido crianças e adolescentes à automutilação e até mesmo levado ao suicídio. O deputado federal Vitor Valim (PMDB-CE) entrou com projeto de lei 7047/17, que proíbe a comercialização e a disponibilização na internet de softwares, aplicativos ou jogos que promovam ou incentivem desafios de tortura ou suicídio. O parlamentar, pensando em acabar com essa prática e punir quem contribui com tais atos, apresentou o projeto com foco em sua celeridade.

O JOGO

Um jogo que está trazendo pânico e terror para as famílias brasileiras. É algo terrível. O jogo tem origem na Rússia, mas os monitores desse jogo são brasileiros. São os chamados curadores. Eles podem ser enquadrados no crime que tipifica o induzimento ao suicídio, à lesão corporal e ameaça. Os crimes podem chegar a 40 anos de reclusão.

Em Santa Catarina, uma mãe quase perdeu o filho adolescente de 15 anos, que tentou o suicídio duas vezes. Segundo a família, ele foi instigado por um jogo em um grupo de conversas no celular. O convite veio em uma rede social.

O projeto de lei deverá ser votado ainda nesse mês de abril, na Câmara dos Deputados em Brasília. 

 

Para conversas e dúvidas, ligue para 141. Centro de valorização da vida ajuda na prevenção de suicídios.

Para denunciar casos concretos, ligue 181. É um programa do Governo do Estado criado para combater o crime.

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO