NOTICIAS | ECONOMIA

Industrial cearense segue com otimismo em alta

Levantamento da FIEC mostra que o Índice de Confiança apresentou a quarta elevação consecutiva
Postado em 22/07/2016 | 16:35

Imagem divulgada pela Fiec. 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial cearense apresentou, em julho, a quarta elevação consecutiva, o índice registrado foi o maior dos últimos 20 (vinte) meses. Além disso, o indicador ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos, sugerindo, assim, o fim do período de pessimismo iniciado em janeiro de 2015 e expectativas positivas para os próximos seis meses. Os dados pertencem a pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará  (Fiec), nesta sexta-feira (22). 

O índice de julho atingiu 50,5 pontos, aumento de 4,5 pontos em comparação com junho. Comparado a julho de 2015, o indicador encontra-se 5,4 pontos acima, apesar disto, o valor ainda se encontra 6,6 pontos abaixo se comparado com a média histórica da pesquisa. Comparado a julho de 2015, o indicador encontra-se 5,4 pontos acima, apesar disto, o valor ainda se encontra 6,6 pontos abaixo se comparado com a média histórica da pesquisa (57,1).

Em todo o país, apesar de ser registrado o terceiro crescimento consecutivo, ainda se permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, recuperando-se de forma mais lenta que o Ceará. Em comparação a julho do ano passado, a elevação do indicador nacional atinge 10,1 pontos, apesar de também permanecer abaixo da média histórica.

Setores
Na análise setorial, a redução do pessimismo no Ceará acontece na indústria de transformação e na construção, com variação positiva de 3,3 e 6,9 pontos, respectivamente. Na construção, o índice de confiança passou da linha dos 50 pontos e atingiu 55,6 pontos.

Quando se considera o porte das empresas, aquelas de grande e médio porte tem maior confiança na recuperação da economia, enquanto os pequenos empresários demonstram ceticismo sobre a melhora. 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO