ESPORTES | GERAL

Exercícios físicos melhoram desenvolvimento do bebê

Professora destaca que quase todas as gestantes podem praticar exercícios e, dependendo do condicionamento da mãe, até o dia do parto
Postado em 19/08/2019 | 13:39
Foto: Reprodução

Praticar exercícios aeróbicos, como corrida ou natação, durante a gravidez, melhora o desenvolvimento neuromotor do bebê um mês após o nascimento, de acordo com um estudo publicado em agosto no periódico Medicine & Science in Sports & Exercise. Além disto, outras pesquisas da revista Obstetrics & Gynecology haviam indicado que as atividades físicas podem ser realizadas por grávidas saudáveis desde o início até as últimas semanas de gestação.

De acordo com a professora da academia AYO Fitness Club, Brigida Gaia, quase todas as gestantes podem praticar exercícios físicos e, dependendo do condicionamento da mãe, até o dia do parto. “As grávidas devem manter níveis moderados de atividade física, ou seja, praticar o exercício, mas sem cansar demais, por isso é ideal o acompanhamento de um professor. Normalmente, nós combinamos exercícios aeróbicos com fortalecedores, que trabalham a musculatura, em sessões de 45 a 65 minutos de duração de 4 a 5 vezes por semana. É importante reforçar que os exercícios fazem bem a todos, tanto a mãe quanto ao bebê”, disse.

Ainda de acordo com a professora, os exercícios mais seguros são as modalidades feitas na água e caminhadas, por conta do baixo impacto. Para fortalecimento, a musculação e o pilates são os queridinhos das grávidas. “Quando a mulher faz essas atividades, o corpo libera uma série de hormônios que provocam bem-estar. Muito além dos benefícios que já traz a saúde, o hormônio da endorfina melhora o bom humor da mãe e reduz o estresse. Vale lembrar que isso também se estende também ao bebê, tendo em vista que cai na corrente sanguínea da mãe e chega ao filho por meio da placenta”, explica. 

Todas as grávidas podem fazer?

A professora Brigida Gaia explica que existem algumas contraindicações mas, na maioria das vezes, quando acompanhadas de profissionais, até mesmo essas mulheres estão aptas a fazer exercícios. “É preciso ter uma cautela bem maior e um acompanhamento médico especializado daquelas mulheres que tem doenças e patologias da própria gestação ou da mulher, como problemas no coração e no pulmão. Porém, com a ajuda de um profissional, tudo é possível e até esses problemas são amenizados”, completa. 

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO