ESPORTES | NAS ONDAS

Gratidão que recompensa dezenas de crianças

Projeto social muda a vida de crianças e adolescentes do Cumbuco, em Caucaia
Postado em 12/09/2018 | 19:17

Estefânia Rosa falou sobre o projeto no Diálogos. (Foto: Divulgação)

Estefânia Rosa é nativa do Cumbuco, na Caucaia, e nunca pensou que conseguiria se tornar campeã mundial de kitesurfe. Com uma infância humilde, ganhou na década passada, seu primeiro equipamento esportivo, aos 19 anos de idade. O presente foi um impulso que a levou o topo do esporte dominado por homens. Hoje, mantém o projeto social "Rosa dos Ventos", maneira encontrada para agradecer a atenção recebida no passado. 

"Nós usamos o kite como ferramenta de transformação social. Eu uso esse esporte, que é caro, para ajudar eles [jovens do Cumbuco]. Como tenho patrocínio, uso esse apoio para transformar essas vidas", comentou Estefânia, que ressaltou que o alto custo dos equipamentos impede que muitos jovens que sonham em se destacar no esporte, consigam aprender. 

O projeto atende cerca de 30 crianças e não se limita ao kitesurfe. Os alunos de Estefânia se envolvem em outras atividades culturais como oficinas de pipas e até aula de idiomas. "Eu me sinto muito grata pelo que o kite me proporcionou e grata por conseguir passar todos os ensinamentos adiante", disse, emocionada. 

O "Rosa dos Ventos" também realiza ações sociais para conscientizar os jovens do Cumbuco, como a limpeza da praia. "Colocamos luvas nas mãos e vamos adiante. Fazemos essa limpeza", comenta. "A gente quer educar esses jovens, mudar a visão deles sobre o mundo", diz. 

No Kitesurfe, Estefânia foi campeã cearense três vezes na modalidade freestyle, duas vezes campeã brasileira na modalidade kitewave e uma vez na Rosa dos Ventos. Em 2016, atingiu o apogeu do esporte, ao conquistar o título mundial na Ítalia. 

A atleta participou do Diálogos, que será exibido no sábado (15), às  14h45. 

Leia também: Kitesurfista se aventura com pranchas nada convencionais
                        Mundial de Kitesurf promete ferver a Praia do Preá

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO