Confira programação para o Carnaval de rua

A programação carnavalesca contará ainda com os tradicionais desfiles na avenida Domingos Olímpio, Bailinho Infantil no Passeio Público e no Mercado dos Pinhões

Postado 25/02/2014 | 11:59

A folia está apenas começando em Fortaleza. Após a extensa programação do Pré-Carnaval, finalizada no último domingo (23), o Ciclo Carnavalesco 2014 inicia a programação de Carnaval nesta sexta-feira (28), às 22 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema, com a apresentação do bloco Luxo da Aldeia e convidados. A programação carnavalesca contará ainda com os tradicionais desfiles na avenida Domingos Olímpio, Bailinho Infantil no Passeio Público e no Mercado dos Pinhões, exposição no Estoril, além dos show diários com grandes atrações locais e nacionais.

Programação Infantil
Os foliões mirins têm espaço especial na programação. A Secultfor realizará bailinho infantil no Mercado dos Pinhões no sábado (1º/03) e na segunda-feira (03/03), das 17 horas às 18h30min; e no Passeio Público no domingo (02/03) e terça-feira (04/03), 9h30min às 11 horas. A animação fica a cargo da banda Só Alegria.

Programação nos bairros
A folia continua nos bairros de Fortaleza. Nesta sexta-feira (28), o bloco Palhaços de Rua, 17h30min, se concentra na Praça do Conjunto Polar, na Barra do Ceará; a Escola de Samba Corte do Samba, faz seu ensaio aberto no Riacho Doce e a Escola de Samba Império Ideal, faz seu ensaio aberto na Cidade 2000. No sábado (01/03), o bloco A Turma do Mamão faz ensaio aberto, às 18 horas no Moura Brasil. No domingo (02/03) e na segunda-feira (03/03), às 16 horas, o Maracatu Kizomba, faz ensaio aberto no bairro Jangurussu.

Programação Estoril

Nos dias de Carnaval, o público poderá conferir a exposição “Maracatus no Ceará: Festa, Ritual e Memória”, em cartaz no Estoril. A exposição permite ao visitante fazer o percurso histórico do maracatu no Brasil e suas variações no Ceará, bem como, um encontro com as reminiscências dos brincantes dos maracatus já extintos como, Leão Coroado, Az de Espada e Estrela Brilhante, com a ancestralidade africana que assumiu novos tons em território brasileiro e com o sonho de visibilidade e afirmação construído a cada apresentação dentro ou fora do Carnaval. Os 13 maracatus em atividade em Fortaleza também são representados. Horário de visitação: terça-feira a domingo: 16 horas às 21 horas.

Atrações no Aterrinho

Luxo da Aldeia (sexta-feira, dia 28/02)
O bloco Luxo da Aldeia, que sai desde 2007 nos pré-carnavais de Fortaleza, busca homenagear a cultura musical de nossa terra executando canções carnavalescas de compositores e músicos cearenses de nascimento ou de coração. O nome é inspirado na música Terral, do compositor Ednardo, que tem os versos: eu sou a nata do lixo / eu sou do luxo da aldeia / eu sou do Ceará. O bloco toca músicas carnavalescas de todas as épocas, trazendo à tona músicas antigas, reforçando músicas já consagradas e estimulando a produção de novas composições.

Pinduca (sábado, dia 1º/03)

Pinduca, é um dos maiores representantes da cultura popular no Brasil. Cantor e compositor , o "Rei do Carimbó" (como é carinhosamente conhecido em todo Brasil) criou ritmos, como: Sirimbó, Lári-Lári, Lambada e Lamgode. Ele já gravou 30 discos em trinta anos de carreira.

Felipe Cordeiro (sábado, dia 1º/03)

O lançamento do álbum “Kitsch Pop Cult”, em 2011, marcou a transição de uma nova etapa na carreira de Felipe Cordeiro, na qual o paraense assume o palco e apresenta “o pop tropical”, onde carimbó, rock e a estética Kitsch se alinham numa sonoridade marcada pelo vigor rítmico, inventividade e letras instigantes.

Banda Uó (domingo, dia 02/03)

Alguns dos fenômenos mais interessantes da música nos últimos 10 anos surgiram assim, de repente, quando ninguém prestava muita atenção. Sem grandes investimentos, tomam de assalto a atenção de todos na internet e invadem por tabela outros meios.

Mart´nália (segunda-feira, dia 03/03)

O disco novo “Não tente compreender” já está na fábrica e enquanto espera sua chegada, Mart´nália faz show nos teatros dos sesis pelo litoral e interior do Rio. O lançamento nas lojas será dia 12 de abril e enquanto a música de “Namora comigo” de Paulinho Moska emplaca nas rádios, ela se prepara para a estreia do novo show em 12 de maio no Vivo Rio – Rio de Janeiro.

Raça Negra (terça-feira, dia 04/03)

Há 28 anos, Luiz Carlos e seus companheiros revolucionaram a música popular brasileira e transformaram as “batucadas” casuais num fenômeno, invadindo as rádios e meios de comunicação com o romantismo suingado. Agora, trazem o registro de sucessos que marcaram várias gerações, o DVD Raça Negra e amigos, Som Livre, poderia até receber o titulo de cartilha do samba, por tudo o que representa.

• Ciclo Carnavalesco Fortaleza 2014

Shows
Bloco Luxo da Aldeia (28/02), Pinduca e Felipe Cordeiro (01/03), Banda Uó (02/03), Mart´nália (03/03) e Raça Negra (04/03), a partir das 22 horas.
Local: Aterrinho – Praia de Iracema.

Desfiles
Maracatus, domingo (02/03), a partir das 16 horas; blocos e cordões (03/03), 16 horas; e desfile de afoxés e escolas de samba, terça-feira (04/03), a partir das 17 horas.
Local: Avenida Domingos Olímpio – José Bonifácio.

Bailinho infantil
Sábado (01/03) e Segunda-feira (03/03), das 17h às 18h3
Local: Mercado dos Pinhões
Rua Visconde de Pelotas, s/n – Centro

Domingo (02/03) e Terça-feira (04/03), 9h30 às 11h
Local: Passeio Público
Rua Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro

Exposição “Maracatus no Ceará: Festa, Ritual e Memória”
Horário de visitação: terça-feira a domingo: 16 horas às 21 horas.
Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema

Comentários

VEJA TAMBÉM