ENTRETENIMENTO | ESPECIAIS

De Santa Rosa para o mundo: Xuxa completa 51 anos

Apresentadora é mãe de Sasha, nunca casou e é uma das artistas mais importantes da TV Globo
Postado em 27/03/2014 | 11:30

Xou da Xuxa ficou sete anos no ar/ Foto: Divulgação

A apresentadora global Xuxa Meneghel completa 51 anos nesta quinta-feira (27). Nascida em Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul, no dia 27 de março de 1963, a pequena Maria da Graça Meneghel nem imaginaria que, um dia, viria a ser chamada de Rainha dos Baixinhos.

Tudo começou em uma viagem de trem, quando ela, aos dezesseis anos, foi convidada por um funcionário da Bloch Editores para fazer um teste como modelo. Mesmo com a resistência inicial da mãe, Alda, ela conseguiu a autorização. A loira estampou a capa da revista “Carinho” e outras publicações, dentre as quais a “Playboy”, na edição de dezembro de 1982. Nesta época, namorava o então jogador Pelé. A Ford Models a contratou como modelo nacional e internacional.

O primeiro convite para a televisão surgiu em 1983 pelo diretor Maurício Shermann. Foi aí que Xuxa - nome concedido pelo irmão Blad durante a infância - começou a apresentar o “Clube da Criança” na extinta TV Manchete. A atração era gravada aos finais de semana, pois a apresentadora dedicava os dias comerciais ao trabalho como modelo em Nova York. O carisma e a irreverência de Xuxa logo chamaram atenção de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Walter Clark, que a levaram para trabalhar na TV Globo em 1986, ano de estreia do “Xou da Xuxa”, marcando gerações com a nave cor de rosa que evidenciava o lado lúdico da infância brasileira. O programa ficou sete anos no ar, período em que Maria da Graça colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante, que, em números absolutos, significam mais de 14 milhões de cópias vendidas. Isso apenas na época do “Xou”.

 

Planeta Xuxa levou a Rainha para os domingos da Globo/ Foto: Divulgação


Em 1987, Xuxa estrelou uma campanha pelas crianças contra a poliomielite. O sucesso foi tão grande que mais de 90% da população infantil foram vacinadas. A apresentadora recebeu das mãos do então presidente José Sarney uma medalha de homenagem pela contribuição na empreitada.

O terceiro disco foi o responsável pelo primeiro recorde da apresentadora: entrar no Guiness Book (Livro dos Recordes) após vender 3,5 milhões de cópias com o Xou da Xuxa 3, em 1988. O disco trazia os hits: “Ilariê”, “Arco-Íris”, “Abecedário da Xuxa” e “Brincar de Índio”, entre outros. O sucesso com o público fez Xuxa ganhar um segundo programa na grade global, em 1989. "Bobeou Dançou" era exibido somente aos domingos e ela passou a comandar duas atrações ao mesmo tempo: uma de segunda a sábado e outra no fim de semana. A crescente necessidade de cuidar de crianças a levou a inaugurar a Fundação Xuxa Meneghel em 12 de outubro de 1989.

Em 1990, Xuxa lançou o programa Xuper Star, ao lado de Jorge Fernando. No mesmo ano, um novo recorde: o filme Lua de Cristal ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores. Apesar de não se considerar atriz ou cantora, Xuxa pode somar em sua carreira mais de 45 milhões de discos vendidos, 30 anos de experiência como apresentadora e 17 filmes. Dona da maior média de público desde a retomada do cinema nacional, ela acumula a maior bilheteria do cinema brasileiro: mais de 28 milhões de pessoas.

Do Brasil para o mundo

Depois de conquistar o Brasil, Xuxa cativou o mercado latino-americano com seu primeiro disco em espanhol. Em 1991, estreou o Paradão da Xuxa. Foi neste ano que ela começou a trabalhar na TV Argentina com o El Show de Xuxa, exibido pela Telefé, a maior emissora do país. O programa conquistou a grade de 17 países latinos e ainda o mercado latino nos Estados Unidos. Da América para a Europa: em 1992, ela lançou o programa Xuxa Park na Espanha, na Tele 5. Neste período, morava 15 dias no Brasil, quinze dias na Argentina e gravava uma vez por mês na Espanha para dar conta de cinco programas simultâneos.

 

Xuxa com a filha, Sasha, e a mãe, Alda/ Foto: Divulgação

No mês de maio de 1993, a produtora MTM lançou o programa Xuxa em inglês, em 121 canais nos Estados Unidos. Entretanto, um problema de coluna a obrigou a diminuir o ritmo de trabalho por alguns meses. No ano seguinte, Xuxa já estava recuperada e estreou no Brasil o Xuxa Park. O quadro Xuxa Hits, que aparecia no último bloco, ganhou mais espaço e ocupou a metade da duração do programa. Com o sucesso, em 1996, estreava o Programa Xuxa Hits. No dia 5 de abril de 1997, estreou o Planeta Xuxa, inspirado no Xuxa Hits, sucesso entre os que cresceram acompanhando a sua carreira. Inicialmente, o Planeta era exibido nas tardes de sábado e o Xuxa Park ficou com a totalidade das horas matinais. Só em 1998 o Planeta Xuxa passou a ser exibido aos domingos.

 

Xuxa namorou o piloto Ayrton Senna/ Foto: Divulgação

Xuxa e Rede Globo

Em 2011, Xuxa completou 25 anos na Rede Globo. O programa comemorativo especial foi uma das maiores audiências do ano e contou com a presença de artistas, amigos e funcionários ilustres da emissora. Fausto Silva, Ana Maria Braga, Angélica, Luciano Huck, Renato Aragão, Ivete Sangalo, Aline Rosa, Zezé di Camargo, Luciano, Bruno, Marrone, Daniel e Thiaguinho foram alguns dos famosos que homenagearam a Rainha.

 

Xuxa e a grande amiga Ivete Sangalo/ Foto: Divulgação


Músicas inesquecíveis

Em quase 30 anos de Globo, Xuxa gravou 837 músicas, que em forma de Lp's, Cd's e K7's venderam mais de 45 milhões de cópias e renderam 400 discos de ouro, apenas no Brasil. Xuxa usou exatamente 5.729 roupas diferentes, 961 perucas, 566 sapatos, 114 sandálias e muitas botas. Ela usou 262 microfones e gravou mais de 14 mil horas de programas exibidos na TV Globo.

 

Xuxa e o novo namorado, Junno Andrade/ Foto: Divulgação

Xuxa levou mais de 28 milhões de pessoas para ver seus filmes no cinema, foi capa de mais de 2.500 revistas e seu site oficial tem média de 2 milhões de acessos por mês. A apresentadora ganhou mais de 31 mil presentes dos seus 200 fã-clubes nos 10950 dias de TV Globo. Foi apontada pela revista Veja em 2002 como a artista mais rica do Brasil, com um patrimônio de 250 milhões de reais naquele ano, ganhando anualmente 33 milhões de reais, com os produtos de sua marca; fora o salário da Rede Globo, que é de R$ 3,4 milhões. Na época, a publicação a colocou no patamar de artistas de Hollywood como Julia Roberts e Keanu Reeves. Na lista dos artistas brasileiros que mais lucraram na última década, Xuxa aparece ao lado de Roberto Carlos e Ivete Sangalo. Mas nenhum desses títulos supera a maior alegria de sua vida, Sasha, sua filha do relacionamento com o ator Luciano Szafir, que divide com Ayrton Senna, Pelé e o atual namorado, Junno Andrade, o time dos homens que namoraram a estrela global, que não esconde de ninguém a felicidade pelos 51 anos de vida completados nesta quinta-feira (27).

 

Xuxa e seu cachorrinho, Dudu/ Foto: Divulgação

Em 2014, pela primeira vez na carreira, Xuxa está fora do ar. A determinação médica é de seis meses sem trabalhar para fazer o tratamento contra a sesamoidite - uma inflamação nos pequenos ossos do pé.

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO