ENTRETENIMENTO | ESPECIAIS

Pare o que está fazendo e confira o Twitter da Funceme

Publicações bem humoradas sobre o clima e o tempo conquistaram os jovens cearenses
Postado em 14/02/2020 | 18:43
Página é queridinha entre os jovens na rede social. (Foto: Reprodução)

Se depender do Twitter da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Gretchen arrumou uma forte concorrente para "reinar" no webmundo das redes sociais. A página, criada no fim de 2018, popularizou-se entre os jovens cearenses no fim do ano passado, quando passou a informar detalhes sobre o tempo com o uso de memes e expressões regionais. 

Quem cuida das publicações prefere não se identificar, mas define quem é a persona "Fun" ou "Funceminha", como a página é carinhosamente chamada pelos seguidores. "O perfil da Funceme no Twitter pode ser associado a uma mulher perto dos seus 50 anos e com uma alma bem jovem. Curte cultura pop, mas não deixa de ouvir um forrozinho raiz. É uma amigona de todxs!", diz. 

Os posts mesclam entretenimento com informação. Com tanta simplicidade e GIFs para explicar sobre temas complexos, a "Fun" ganhou o afeto dos seguidores. "Estamos em um período de negacionismo, então, apresentar a ciência de um jeito ‘novo’ acaba sendo um desafio necessário. É preciso apresentar a previsão do tempo e tudo que a envolve com uma linguagem mais simples, porém, sem deixar os termos técnicos de lado. Neste cenário, os memes, o jeito cearense de ser, a cultura pop e virtual acaba sendo um caminho, afinal, já estão na ‘boca da galera’", garante. 

A intenção, segundo a persona, era alcançar o público jovem, principalmente. "Pois este ainda é aquele que carece de mais detalhes sobre o mundo da Meteorologia, assim como o entendimento da ciência das previsões de tempo e clima", explica. "A formação da persona do Twitter partiu da análise de dados e de relatórios feitos por meio de ferramenta de monitoramento. A gente queria - e ainda quer - chegar a mais pessoas, afinal, o tempo faz parte do nosso dia a dia. Claro que não esperava que fosse tão rápido e de um jeito tão carinhoso os resultados do perfil", completa. 

A relação entre a página e os seguidores ultrapassa os limites da informação sobre clima e tempo. "Acaba se construindo uma rede de relacionamentos. É uma troca", comemora o social media. "Esse carinho é o que mais nos orgulha. O perfil hoje é como uma verdadeira amiga, afinal, até conselho amoroso a gente já passou. Não somente para passar as informações solicitadas como ‘onde vai chover?’, mas as respostas são justamente um agradecimento à empatia que os seguidores têm com a Funceme", diz. 

Apesar de tanta descontração, as publicações seguem um rigor. "Diariamente informamos sobre o balanço das chuvas, previsão, nossos aplicativos e serviços em geral. Tudo é planejado sempre pensando como relacionar a informação oficial com cenários que estão rolando no ambiente da web", explica o social media. 

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO