03/04/2017 02:22
Comidas diversificadas no Chef por um dia
No episódio de hoje você vai apreder a preparar bife à parmegiana, molho caseiro e salada de batatas com maionese

Bife à parmegiana

Ingredientes:

  • 2 bifes de filé mignon (com cerca de 1 cm de espessura)
  • 2/3 de xícara (chá) de molho de tomate caseiro
  • 4 fatias de queijo muçarela
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca caseira
  • 1 ovo
  • 2 1/2 xícaras (chá) de óleo para fritar
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Queijo parmesão ralado a gosto para gratinar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 220 ºc (temperatura alta). Coloque o molho numa tigela e leve para rodar no micro-ondas por 1 minuto apenas para aquecer.

Num prato fundo, quebre o ovo e bata com um garfo. Separe dois pratos rasos; coloque a farinha de trigo em um e a farinha de rosca no outro. Forre uma travessa com papel toalha.

Numa frigideira com borda alta, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Para saber a temperatura do óleo, mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio - quando acender é sinal que está na temperatura certa para fritura.

Enquanto o óleo aquece, empane os bifes: tempere com sal e pimenta a gosto; passe os bifes primeiro pela farinha de trigo e bata com as mãos para retirar o excesso; em seguida passe pelo ovo batido e deixe escorrer bem; por último, passe pela farinha de rosca e pressione com a mão para cobrir bem toda a superfície.

Com cuidado, coloque um bife de cada vez no óleo quente e deixe cerca de 40 segundos até dourar um dos lados. Com a escumadeira, vire o bife para dourar o outro lado. Transfira para a travessa forrada com papel-toalha e frite o outro bife.

Num refratário individual coloque um pouco do molho de tomate apenas para cobrir o fundo. Disponha um bife, cubra com duas fatias de queijo muçarela e regue com mais um pouco do molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e repita com o outro bife (se preferir, monte os dois filés num só refratário, um ao lado do outro).

Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe gratinar por 5 minutos em temperatura alta. Sirva a seguir.

 

Molho de tomate caseiro

Ingredientes:

  • 1 kg de tomates italianos maduros (vamos usar uns tomates pra ensinar a despelar o tomate, mas de resto iremos usar o tomate sem pele de lata tá lynda!)
  • 1 cebolas
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo.

Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates (aos poucos) e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo - com o choque térmico fica mais fácil descascar. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele. Transfira os tomates pelados para uma tigela e repita com o restante - reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria.

Descasque e pique fino as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Refogue por cerca de 15 minutos até dourar.

Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador (sem acrescentar água): para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.

Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado - atenção, dependendo do tamanho de sua panela, se mais funda ou mais larga, o tempo total de cozimento pode variar. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto (se quiser adicione 1 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar).

Para armazenar posicione o molho em potes de vidro higienizados e conserve na geladeira por até 5 dias ou no congelador por até 3 meses. Atenção: não encha o pote completamente para evitar que o vidro estoure; se preferir congele em sacos para alimentos.

Obs.: Para conservar fora da geladeira, posicione o molho ainda quente em potes de vidro higienizados e tampe; transfira para uma panela sobre um pano de prato dobrado e cubra com água quente; deixe ferver por 30 minutos, com cuidado retire os vidros da panela com uma pinça e deixe esfriar sobre um pano de prato limpo - observe se houve a formação de vácuo pressionando a tampa com o indicador. Armazene num local seco por até 1 mês. Se preferir, leve ao congelador e armazene por até 3 meses. Depois de aberto conserve por até 5 dias na geladeira.

 

Salada de batatas com maionese

Ingredientes :

  • 5 batatas cozidas com casca e descascadas
  • 2 ovos
  • 1/2 dente de alho esmagado
  • 1 colher (chá) de mostarda
  • 1/2 cebola picada
  • Sal
  • 3 colheres de azeite
  • 1 colher cheia de maionese

Modo de preparo:

Cozinhe a batata com a casca, retire-as do fogo, deixe escorrer e descasque. Ainda quentes, corte em fatias de menos de 1 cm, tempere e coloque uma ou mais colheres de maionese. Sirva depois de esfriar.

Dicas: nesta salada básica, você pode acrescentar, por exemplo, sobras de frango cozido ou 1 lata de atum ou ervilhas ou salsichas cozidas e picadas ou maçãs verdes picadas e passas ou camarões cozidos no bafo ou presunto picadinho etc .Enfim, qualquer coisa que sua imaginação conceber que combinará seu sabor com as batatas e a maionese. Use sua criatividade e as sobras de sua geladeira.

 

 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO