15/02/2017 01:47
Paz, batata frita e amor não matam, engordam e nao fazem mal
Pesquisas recentes indicaram que a batata frita ajuda a nossa saude a se manter firme então vamos te ensinar a fazer a batata perfeita, um hot dog de batata frita e batata frita souflé


Batata frita perfeita

A batata

Embora todas as batatas sejam próprias para fritura, segundo Renato Consollaro, o melhor tipo para esse fim é a Asterix, aquela de casca roxinha. Ela tem menos amido, o responsável por deixar a batata frita molenga.

O corte

Se quiser dar o efeito rústico à sua batata, mantenha a casca, que vai dar um toque a mais de crocância. Porém, é preciso lavar todas as batatas antes, com uma bucha especialmente reservada aos alimentos - nunca a que você usa para lavar a louça. Só água é suficiente. Depois, é só cortá-la em palitos não muito finos, pois a batata deve ficar cozida por dentro e crocante por fora.

O amido

Para retirar o excesso de amido, é preciso deixar as batatas cortadas de molho na água por cerca de 5 minutos ou mais. Troque a água três vezes, para se livrar do amido que fica decantado no fundo da vasilha, e espere pelo menos cinco minutos antes da próxima troca. Por fim, seque as batatas com um pano limpo.

A primeira fritura

Esta primeira fritura deve ser feita a 160 °C e vai cozinhar as batatas mais do que propriamente fritá-las. Mas não esquente se você não tiver um termômetro culinário (se quiser investir nesse utensílio, as chances de acertar são bem maiores). Sabrina Salvino, cozinheira da equipe do Quitinete na Rua, ensina o truque: jogue uma batata no óleo que você vai esquentar; quando boiar e o óleo começar a borbulhar em volta dela, está na temperatura correta. Retire a batata-teste, jogue as outras e frite-as de 7 a 10 minutos. O óleo deve ser abundante a ponto de cobrir todas as batatas - pode ser óleo de canola, soja, girassol ou gordura vegetal. Retire as batatas da fritura e as escorra com uma peneira ou com papel absorvente, para se livrar do excesso de óleo.

A refrigeração

Quanto mais gelada a batata estiver depois dessa primeira fritura, mais crocante ela vai ficar na etapa seguinte. Por isso, espere as batatas esfriarem e acondicione-as em sacos plásticos. Se for prepará-las logo, leve-as à geladeira por cerca de meia hora. O ideal, no entanto, é congelá-las. Elas duram três meses no freezer.

A segunda fritura

Essa fritura deve ser feita a 190 °C e, para acertar o ponto, na falta de um termômetro, Sabrina sugere o "truque da vovó": colocar um palito de fósforo no óleo - quanto ele acender, está na hora. Frite as batatas que acabaram de sair do freezer por cerca de 1 minuto. Retire com a escumadeira, escorra em papel absorvente e sirva imediatamente. Lembre-se: se for fritar mais, tanto na primeira quanto na segunda etapa, espere o óleo voltar à temperatura ideal depois de retirar uma remessa de batatas. Quando você não acerta na temperatura do óleo, a batata corre o risco de ficar encharcada de gordura.

 


Batata souflé

Ingredientes:

  • 1/2 kg de batatas
  • 1 litros de óleo

 

Modo de preparo:

Descasque as batatas e corte-as em fatias de 2 a 3 milímetros. Seque as batatas com papel absorvente e reserve.

Em uma panela, esquente metade da quantidade de óleo. a temperatura média e em outra esquente o óleo a ponto de fervura.

Coloque as batatas fatiadas no óleo morno de sete a dez minutos, girando as batatas, até elas começarem a subir e inchar.

Em seguida, tire e coloque no óleo fervente até as batatas inchem e fiquem coradas.

Retire do óleo, seque novamente em papel absorvente e sirva.

 

Cachorro quente de batata frita

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 250 g de muçarela ralada no ralo grosso
  • 250 g de ricota ralada no ralo fino
  • 1 colher (sopa) de maionese
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 ovo
  • Sal a gosto
  • 12 salsichas aferventadas e cortadas ao meio (no sentido da largura)
  • 3 claras
  • 400 g de batata frita congelada e processada em pedaços pequenos

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 250 g de muçarela ralada no ralo grosso, 250 g de ricota ralada no ralo fino, 1 colher (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 ovo, sal a gosto e misture bem.

Pegue uma porção de massa e abra na palma das mãos. Coloque 1 pedaço de salsicha aferventada e envolva a salsicha na massa, fechando todos os lados e formando um croquete. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes.

Passe os croquetes nas claras e em seguida em 400 g de batata frita congelada e processada em pedaços pequenos. (dica: retire a batata frita congelada do freezer 5 minutos antes de processar para não esfarelar). Frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida acompanhado de mostarda, catchup e maionese.

 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO