NOTICIAS | ECONOMIA

Presidente da Fecomércio recebe Título de Cidadão

Luiz Gastão Bittencourt, Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ipdc, receberá dia 19 de agosto, às 19:30h, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira
Postado em 15/08/2014 | 09:20

 Luiz Gastão Bittencourt, Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ipdc, receberá dia 19 de agosto, às 19:30h, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, a  Medalha Boticário Ferreira e o Título de Cidadão Fortalezense.  A outorga foi requerida pelo então Vereador Jorge Vieira, por iniciativa do Vereador Jadas Reis e teve Projeto de Decreto do Vereador José do Carmo.

        Luiz Gastão já recebeu, em 2005, o Título de Cidadão Cearense, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Ceará, além de ter recebido títulos de cidadania de outros municípios cearenses como Crato, Barbalha, Tejuçuoca, Eusébio e Quixeramobim.

 

Sobre o Homenageado

      Luiz Gastão Bittencourt da Silva, 51 anos, nasceu no Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis, é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do Ipdc (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio), entidades que compõem o Sistema Fecomércio-CE.

É empresário do setor de serviços, atuando em empresas de asseio, conservação, segurança e administração presidiária. No âmbito nacional, é Diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e membro dos Conselhos da FEBRAC (Federação Brasileira das Empresas de Asseio e Conservação) e dos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC.

 

        À frente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt implementou uma gestão moderna e eficaz, valorizando a defesa dos interesses do comércio, em harmonia com o desenvolvimento sustentável e promovendo a cidadania. Ampliou para 34 o número de sindicatos filiados à Federação fortalecendo a representatividade sindical patronal com serviços de assessoria sindical, institucional e de gestão, além de dotar a organização de uma estrutura de atendimento às mais de 140 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo com prestação de serviços e oferta de produtos tais como telefonia móvel, plano de saúde, certificação digital, dentre outros.

 

       Como líder empresarial e sindical, vem trabalhando intensamente pela redução e simplificação da carga tributária, pelo fomento ao empreendedorismo, formalização e longevidade das empresas, pela defesa do mercado interno, da livre iniciativa e da justa concorrência, assim como tem promovido ações de combate à informalização e à pirataria. Luiz Gastão modernizou o perfil de atuação das entidades que compõem o Sistema Fecomércio no Ceará, implantando uma política de recursos humanos pautada em critérios profissionais que valorizam o conhecimento e o investimento, na permanente formação e qualificação do corpo de colaboradores. Hoje, mais de 60 por cento dos profissionais que compõem o Sistema Fecomércio no Ceará possuem curso superior, com especialização e pós-graduação.

       O investimento permanente em Recursos Humanos, aliado a um processo de gestão ousado e com visão de futuro proporcionou condições adequadas para uma atuação do Sistema Fecomércio em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, por meio de ações realizadas em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada.

       O reconhecimento a uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, inovação e capacidade de gestão foi marcado com justas homenagens. Em 1999, recebeu a comenda de Chanceler da Ordem do Comércio, concedida pela CNC e em 2005, de forma unânime, os parlamentares cearenses decidiram por condecorá-lo com o título de Cidadão Cearense, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

 

Sobre a Medalha

A Medalha Boticário Ferreira foi instituída, em 1981, pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços à coletividade, dedicado à causa do município e exemplos de dedicação ao serviço público da cidade.
O nome da comenda homenageia Antônio Rodrigues Ferreira, o Boticário Ferreira, político que se destacou como bom administrador quando exerceu o cargo de prefeito de Fortaleza (1843-1859).

Já foram condecorados com a Medalha Boticário Ferreira: Empresário Edson Queiroz,

Ex-reitor da UFC, Prefeito Roberto Cláudio, Deputado Tin Gomes, Empresário Deusmar Queirós, Ciro Gomes, Deputado federal José Arnon, Governador Cid Gomes, Diretor do filme Cine Holliúdy, Halder Gomes Marcos Alves e o Jornalista Lira Neto, dentre outros.

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO