19/06/2020 05:37
Programa Diversidade em Conselho abre inscrições para a 5ª turma

Iniciativa promovida por B3, IBGC, IFC, Spencer Stuart e WCD tem como objetivo ampliar diversidade em conselhos de administração

São Paulo, 16 de junho de 2020 - Estão abertas as inscrições para a 5ª turma do Programa Diversidade em Conselho, voltado para mulheres que desejam atuar em conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor. A partir desta quinta turma, a consultoria Spencer Stuart passa a fazer parte do grupo das entidades organizadoras do Programa junto com B3, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), International Finance Corporation (IFC) e WomenCorporateDirectors (WCD) .

O Programa Diversidade em Conselho visa contribuir para que mulheres preparadas para atuar em conselhos tenham maior visibilidade no mercado por meio de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento do seu network, com apoio de profissionais reconhecidos no mercado e experientes na atuação em conselhos que atuam como mentores ou mentoras.

No total, 100 mulheres já passaram pela mentoria desde 2015. O Programa é destinado a profissionais que tenham ocupado ou estejam ocupando posição de liderança como executivas C-level ou empresárias, com experiências profissionais e competências comportamentais relevantes, além de disponibilidade para atuação imediata em conselhos .

"Trata-se de uma oportunidade valiosa para mulheres que queiram ingressar em conselhos de forma estruturada e robusta, apoiadas por facilitadores sêniores, comprometidos e voltados à mesma causa: a diversidade gerando valor para o negócio", afirma a nova coordenadora do Diversidade em Conselho, Adriana Muratore, que participou como mentorada da terceira turma. "O lançamento da quinta turma demonstra a relevância do Programa junto ao mercado e a importância que o tema da diversidade tem ganhado nas organizações", completa.

As mulheres participantes da iniciativa serão selecionadas por um comitê formado por membros das entidades organizadoras e por membros voluntários. Durante 12 meses, as mentoradas se reunirão periodicamente com seus respectivos mentores, tendo como base uma metodologia desenvolvida pela coach e consultora Vicky Bloch, além de participar de encontros individuais, eventos e debates sobre temas relevantes como responsabilidade dos administradores, mercado de capitais e gestão de riscos. Devido ao isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades previstas para este ano serão realizadas de forma virtual.

A edição de 2019 da pesquisa Board Index Brasil, realizada pela Spencer Stuart, mostra que houve pequeno avanço no número de mulheres em posições de conselhos em 2018 na comparação com o ano anterior. Porém, os índices ainda são baixos: as conselheiras ocupavam apenas 10,5% dessas posições, em comparação a 9,4% em 2017. Em 2018, o Global Director Survey Report, pesquisa global do Global Network of Director Institutes (GNDI), mostrava que, para 72% dos participantes brasileiros, a diversidade de gênero foi pouco ou nada importante no recrutamento de candidatos ao conselho de administração naquela época, contra 49% da amostra global.

As inscrições para processo seletivo da 5ª turma do Programa estarão abertas entre os dias 15 e 29 de junho de 2020. A turma será composta por cerca de 35 mentoradas. A seleção também levará em consideração a diversidade de perfis das candidatas para garantir um grupo de mulheres com variadas experiências, setores de atuação, formação, origem regional, entre outros aspectos .

Para mais informações, acesse o link http://www.ibgc.org.br/advocacy/diversidade

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil. Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

Sobre o IBGC

Fundado em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil, é referência nacional e uma das principais no mundo em governança corporativa. Seu objetivo é gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor. Para mais informações, consulte http://www.ibgc.org.br .

Sobre a IFC

A IFC - uma organização irmã do Banco Mundial e membro do Grupo Banco Mundial - é a maior instituição de desenvolvimento do mundo voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países em todo o mundo, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2019, investimos mais de US? 19 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras em países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite http://www.ifc.org 

Sobre a Spencer Stuart 

A Spencer Stuart é uma empresa privada global de busca de executivos em níveis seniores, incluindo C-Level, recrutamento de Conselheiros de Administração, planejamento de sucessão, avaliação de executivos, consultoria em liderança, além de outros serviços ligados à cultura e eficácia organizacional. Fundada há 60 anos, está presente no Brasil há 40 anos, possuindo alcance global através de uma rede de mais de 400 consultores, em mais de 30 países, em 60 escritórios. Somos reconhecidos por oferecer impacto real para nossos clientes - das maiores empresas do mundo a startups e organizações sem fins lucrativos, apoiando nas decisões mais importantes sobre liderança, que terão um impacto duradouro nas empresas. Para mais informações, visite http://www.spencerstuart.com 

Sobre a WomenCorporateDirectors (WCD) Foundation 

A WCD é a primeira entidade global comprometida em fomentar a participação de mulheres em conselhos de administração. Fundada nos Estados Unidos em 2009 e hoje presente em mais de 40 países, a fundação sem fins lucrativos tem em sua base mais de 8.500 empresas públicas e privadas e oferece suporte para mais de 2.600 associadas em todo o mundo. 

 

Por meio de eventos, networking e ferramentas de educação e disseminação das melhores práticas de governança corporativa, a WCD inspira e forma conselheiras, aumentando a oferta de candidatas a conselho altamente qualificadas e elevando o padrão dos boards globalmente.

No Brasil, a WCD está presente há 10 anos com capítulos em São Paulo, liderado pelas co-chairs Marienne Coutinho, sócia da KPMG no Brasil, e Leila Loria, conselheira de administração, e no Rio de Janeiro, com as co-chairs Carla Bellangero, sócia da KPMG no Brasil, e Inês Souza, conselheira de administração. Os dois capítulos reúnem uma base de mais de 200 conselheiras e executivas c-level de todos os estados do país.

http://www.womencorporatedirectors.org .

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO