21/05/2020 06:41
Hapvida atinge marca de mais de 21 mil teleconsultas realizadas em todo o Brasil

Foto: Divulgação


Por meio de plataforma de vídeo chamada, apenas 5% dos atendidos pela tecnologia precisaram recorrer ao atendimento presencial

Criado pelo Sistema Hapvida em parceria com a Maida.health, empresa do mesmo grupo, a teleconsulta por vídeo foi uma forma encontrada pela operadora para dar suporte seguro aos beneficiários, sem exigir a presença física nos pronto atendimentos e consultórios nesse momento de combate ao coronavírus. Por meio de inteligência própria em telemedicina e plataformas já existentes no mercado, o Hapvida acaba de atingir a marca de mais de 21 mil atendimentos realizados desde que o serviço foi lançado, em abril. Diariamente, são feitas cerca de mil orientações médicas por teleconsulta referente a Covid-19 por dia, sem nenhum custo adicional aos clientes.

Dentre os atendimentos realizados, apenas 5% precisou recorrer a alguma unidade física da rede de saúde, configurando casos de maior urgência. Os demais pacientes seguiram os protocolos indicados pela plataforma e foram atendidos remotamente, de forma customizada, por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas da rede credenciada. Dessa forma, o Hapvida consegue realizar atendimentos eletivos (não relacionadas à Covid-19) que, de outra forma, teriam sido cancelados devido a preocupações de exposição ao vírus.

“Investimos em tecnologia nas mais diversas áreas da medicina para o enfrentamento da pandemia. A nossa ideia foi dar um suporte a mais para os clientes e evitar a ida desnecessária para uma unidade hospitalar quando apresentar sintomas que podem ser tratados em casa. Vale reforçar a recomendação do Ministério da Saúde de só ir ao hospital ou pronto atendimento em casos de urgência para evitar contágio com outras doenças”, diz o diretor corporativo de telemedicina do Sistema Hapvida, José Luciano Monteiro.

O serviço funciona todos os dias, 24h. O paciente interessado neste tipo de consulta deve acessar o portal https://marcacaoconsulta.hapvida.com.br/ e seguir os protocolos indicados. A plataforma é completa, com teleconsulta direta, suporte a prontuário, seguimento multiprofissional, prescrição validada por certificados digitais, médicos treinados e acompanhados, indicadores de performance etc. “Além de oferecermos assistência de qualidade aos nossos clientes, esta tecnologia também permite nos mantermos alinhados às recomendações da Organização Mundial de Saúde para que sejam evitadas aglomerações desnecessárias em hospitais”, diz Monteiro.

PANORAMA TELECOVID SISTEMA HAPVIDA

Total de atendimentos, mais de 21 mil

Um média de 800 a 1100 consultas por dia

Uma média de 10% dos atendimentos diários são diagnosticados com a Covid-19

Tecnologia que salva vidas

A Maida.health, empresa do Sistema Hapvida, foi a primeira empresa brasileira a realizar regulação médica por Inteligência Artificial em medicina de grupo, o fato aconteceu em janeiro de 2020. Esta plataforma, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, auxilia no diagnóstico de Covid-19 por meio da triagem dos casos de pacientes suspeitos a partir de exames de imagens de raio-x e tomografia computadorizada de tórax.

O uso de exames de imagem, tais como o Raio X e a Tomografia Computadorizada, pode ser um grande aliado na identificação de casos do Covid-19, pois os aparelhos para tais exames estão difundidos no Brasil inteiro e aptos para serem usados, além de terem um baixo custo por exame. Vale ressaltar que a Inteligência Artificial está presente em outros projetos desenvolvidos pela Maida.health, como o Octopus, solução de Inteligência Artificial e Crowdsourcing, que permite que o plano de saúde emita respostas automáticas a solicitações requeridas pelos clientes sob supervisão médica.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 185 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 179 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Mais informações à imprensa: Inove Comunicação – Assessoria de Imprensa Hapvida
Verônica Melo (85) 99680-0908 / Stella Magalhães (85) 99680-0900 / Camila Vasconcelos (85) 98845-6506          

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO