30/03/2020 10:10
Gomes de Matos apresenta plano emergencial de apoio aos empresários


Foto: Divulgação

A crise mundial ocasionada pela pandemia do coronavírus vem preocupando empresários ao redor do mundo. A perspectiva de uma recessão mundial com PIB mundial negativo, inclusive no Brasil;  não será menos de - 5%, podendo chegar a - 8%.  Neste cenário, a Gomes de Matos Consultores Associados vem adotando uma série de ações de apoio e orientação aos empresários, frente à situação.

A Consultoria preparou extenso material acerca do assunto. Uma análise objetiva e lúcida para dirimir dúvidas e responder diversas questões antes das decisões, que precisam ser tomadas pelos empresários e governo, ao longo dos próximos dias. A apresentação encontra-se anexa, com dados respaldados pela consultoria e fontes competentes.

Segundo o chairmar da consultoria, Eduardo Gomes de Matos, para que a economia volte a girar e a quarentena seja relaxada, é preciso o comprometimento governamental, no sentido de disponibilizar estrutura mínima necessária para que os testes de confirmação do Covid-19 sejam oferecidos amplamente, os resultados saiam com celeridade, além de todas as condições fiscais e tributárias de apoio irrestrito ao empresariado.

Segundo Eduardo, os governos, em âmbitos municipal, estadual e federal não podem se demorar a tomar decisões, inclusive canalizando dinheiro para as pessoas que irão ficar em "lockdown" (isolamento). "Principalmente àqueles trabal adores informais, prestadores de serviços, pequenos e médios empresários; assim como diminuição dos tributos federais para serviços públicos (energia, água e telefonia) e desoneração medicamentos", comenta. 

Para ele, os segmentos varejo e turismo devem ser os mais afetados, inicialmente, e segundo dados apresentados, da Organização International do Trabalho - OIT o desemprego deve atingir uma onda brutal, cerca de 25 milhões de demissões no mundo.

A seguir, o resumo do conteúdo apresentado pelo empresário:

1. Implementar junto a` diretoria, comitê de crise/risco com agenda e revisa~o diária; 
2. Criar rotina de update diário com toda a companhia, fazendo follow-up da situac¸a~o com todos os colaboradores; 
3. Revisar e redefinir poli´tica de caixa mi´nimo; 
4. Renegociar contratos de di´vida com Bancos, FIDICs e Fornecedores, revisando taxas e prazos mi´nimos entre 30 e 180 dias; 
5. Pausar/Cancelar todos os contratos e pagamento de fornecedores de produtos/servic¸os que sejam dispensáveis ao mi´nimo funcionamento da companhia; 
6. Antecipar de recebi´veis de carta~o de crédito; 
7. Redefinir de politica de compras e cadeia de supply chain, adequando aa necessidade atual e novo volume de receitas; 
8. Levantar todos os ativos que possam ser liquidados sem o^nus operacional e com baixo desconto na venda;
9. Revisar politica de dividendos em prol do caixa da companhia; 
10. Redefinir politica de comissionamento e demais despesas variáveis anual; 
11. Redefinir orc¸amento anual e poli´tica bo^nus para executivos; 
12. Pausar projetos e investimentos que na~o fac¸am sentido ao momento de retrac¸a~o. (Com excec¸a~o de projetos em vias de finalizac¸a~o e companhias pertencentes a` setores impactados positivamente e estejam em movimento de expansa~o); 
13. Reavaliar headcount, pausando novas contratac¸o~es e antecipando férias de colaboradores; 
14. Readequar timesheet de trabalho em prol do novo momento da companhia e foco em produtividade, readequando salários a` nova realidade. (Ministério da Economia prevê esse movimento com impacto menor em caixa e amortecimento do ni´vel de desemprego do pai´s); 
15. Definir plano emergencial de cortes, porém priorizando a reduc¸a~o salarial, aguardando novas atualizac¸o~es e previso~es da crise nas pro´ximas semanas; 
16. Alocar maior parte do quadro em home office, garantindo a reduc¸a~o de despesas com alimentac¸a~o e transporte; 
17. Atrasar recolhimento de impostos ao máximo, respeitando o peri´odo da negativac¸a~o;
18. Identificar oportunidade de upsell, utilizando estratégias de delivery em prol da quarentena; 
19. Gerar conteu´do com foco em relacionamento com clientes e manutenc¸a~o da carteira; 
20. Explorar responsabilidade social e corporativa para engrandecimento de branding (marca); 21. Criar oportunidades de receitas complementares ou substitutas ao produtos/servic¸os ja´ ofertados rotineiramente, com foco em conveniência e bem-estar. 

Sobre a Gomes de Matos Consultores Associados

Com 25 anos de mercado, a Gomes de Matos Consultores Associados é atualmente a maior consultoria do Norte e Nordeste. Premiada por quatro vezes consecutivas como uma das melhores empresas no segmento de serviços do Ceará, a consultoria foi fundada pelo empresário, Eduardo Gomes de Matos, economista, mentor da Endeavor e, desde então, vem se destacando no mercado pela excelência na formação de consultores e na prestação de serviços de qualidade para grandes corporações, no formato "Just for You".

Com filiais na Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí, a Consultoria é especialista em customização de projetos para empresas de médio e grande portes. Seu portfólio compreende as áreas: Estratégia; Marketing e Vendas; Operações; Pessoas; Educação Finaceira; Educação Corporativa etc. 

QUEM É EDUARDO GOMES DE MATOS

Sócio Fundador e Chairman da Gomes de Matos Consultores Associados, formado em Economia pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e pós-graduado em Administração de Empresas. Consultor responsável pela implantação de inúmeros projetos de estratégia e competitividade em várias empresas pelo país. Especializado em Desenvolvimento Empresarial e na utilização das mais modernas ferramentas de Gestão Empresarial. Autor do livro "Novos Padrões de Gestão Empresarial - Os desafios da Competitividade" e coautor dos livros "Treinamentos Comportamentais", "Empreendedor Total" e "Gênio sem Lâmpada". 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO