30/03/2020 10:06
Unifor vai imprimir máscaras de proteção facial em 3D para profissionais de saúde de Fortaleza

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, vai começar a produzir máscaras de proteção facial em impressoras 3D direcionadas aos profissionais da área de saúde que atuam nas frentes de tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. A máscara é um importante equipamento de proteção individual dos profissionais durante o procedimento de entubação de pacientes em estado crítico. A iniciativa é uma contribuição da Unifor no combate à pandemia.

O time de pesquisadores da Universidade de Fortaleza esteve reunido nos últimos dias para o desenvolvimento do design e fabricação de protótipo do equipamento, que será enviado para testes pelas autoridades governamentais. A equipe inicial de trabalho inclui profissionais do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI), Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP), Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN) e Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), todos espaços de pesquisa para alunos e docentes da Unifor.

"Para além da mobilização de todas as impressoras 3D de que a Universidade de Fortaleza dispõe, considerando a demora para produção dos suportes para escudos faciais com fabricação digital, estamos desenvolvendo alternativas conhecidas como Do It Yourself (DIY), levando em conta a ajuda extensiva ao país e ao mundo", destaca a professora doutora Clarissa Ribeiro, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que está coordenando a ação da Unifor.

Para a impressão das máscaras, será utilizada a estrutura da gráfica da Unifor, seguindo os devidos protocolos de segurança e higienização para evitar contaminação durante a produção e embalagem dos itens. A Secretaria de Saúde do Estado fará a coleta semanal da produção no campus e posterior distribuição nas unidades de saúde. "O envolvimento voluntário do time da Unifor pode ajudar a salvar muitas vidas", destaca Clarissa Ribeiro, que também é coordenadora do LIP e professora do Mestrado em Ciências da Cidade da Unifor.

A pesquisa é uma das maiores bandeiras da Universidade de Fortaleza, com incentivo ao aluno para engajamento nos grupos a partir do primeiro semestre da graduação.

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO