05/06/2019 05:54
Instituto Graça Dias dá início às atividades de Integração do Projeto Olhares Sustentáveis

Dias de Sousa Construções, Centro Estácio do Ceará e Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza deram início às atividades de Integração do Projeto Olhares Sustentáveis, beneficiando 100 crianças de uma escola pública da cidade de Fortaleza.

A dimensão Integração tem programação especial que envolvem atividades de atletismo, natação, ginástica rítmica, handebol, além de suporte nas atividades de português e matemática.

 A Dias de Sousa Construções em parceria com o Centro Estácio do Ceará e Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza deram início hoje, dia 04 de junho às atividades da dimensão Integração do Projeto Olhares Sustentáveis, uma ação integrada e colaborativa entre estas instituições em benefício de uma Escola Pública da cidade de Fortaleza.

A dimensão Integração objetiva fomentar a educação integral por meio da realização de atividades socioeducativas, ambientais e suporte às disciplinas de língua portuguesa e matemática no contra turno escolar e inicialmente beneficiará 100 crianças da Escola Municipal Imaculada Conceição.

Este evento contou com a presença de Maria das Graças, diretora da Empresa Dias de Sousa, Renato Cabral do Centro, gestor da Unidade Via Corpvs da Estácio do Ceará, Michele Martins, diretora da escola, Dalila Saldanha de FreitasSecretária Municipal da Educação e Fátima Maria Garcia Lima, Coordenadoria do Distrito de Educação 6 da Secretaria Municipal de Educação  e teve o objetivo de recepcionar os pais das crianças, apresentar a equipe de trabalho e as instalações da unidade Via Corpvs ao qual as crianças realizarão o contraturno escolar.

Na ocasião, as instituições parceiras ressaltaram a importância da parceria na promoção do desenvolvimento social, lúdico e o biológico das crianças e o benefício dessa ação integrada e cooperativa para a sociedade em geral. Os pais receberam ainda os kits de materiais necessários para as crianças participarem das atividades. Para compor o kit, o Instituto Graça Dias doou, tênis, meias, toalhas e roupas de banho. O fardamento da educação física e a mochila foram entregues pela Secretaria Municipal de Educação e as toucas de natação foram doadas por pessoas físicas que se solidarizaram com o projeto.

Sobre a Dias de Sousa Construções:

A Dias de Sousa Construções atua no mercado cearense há 25 anos, estando está na 3ª. geração de uma família de empreendedores do ramo imobiliário. A Dias de Sousa vem apostando em grandes investimentos na área de incorporação, lançando empreendimentos comerciais e residenciais. Atenta às modernidades e às ações de sustentabilidade, conquistou o selo Green Building e adotou a filosofia Lean Construction em suas obras. No final do ano de 2015, a empresa foi reconhecida, pela terceira vez consecutiva, Construtora do Ano pelo SINDUSCON/CE (Entidade de classe representativa da Indústria da Construção Civil). Para mais informações sobre a Dias de Sousa, seus colaboradores, suas obras e seus empreendimentos, visite www.diasdesousa.com.br.

Sobre o Centro Estácio do Ceará:

A Estácio é um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional brasileiro. No Ceará, há 21 anos, proporciona acesso a um ensino de excelência em larga escala e de maneira única. Movida pelo propósito de “Educar para Transformar”, a instituição possui quatro unidades em Fortaleza: Parangaba, Centro, Moreira Campos e Via Corpvs. 

O Centro Universitário Estácio do Ceará oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Como diferenciais, investe constantemente em inovação, tecnologia e no rápido alinhamento dos currículos dos cursos às necessidades do aluno e do mercado de trabalho. O reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) chancela a qualidade do ensino da Estácio e a trajetória dos estudantes comprova o êxito da instituição em formar cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade.

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do estado do Ceará, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social por meio de cinco pilares: Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. O movimento reflete o compromisso do Grupo de causar impacto positivo no país, na população e no entorno dos seus campi.

Sobre a Secretaria Municipal de Educação – Rede Municipal de Ensino de Fortaleza:

A Rede Municipal de Fortaleza é a 4ª maior rede do Brasil em número de matrículas e a 1ª do Nordeste, segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com mais de 223 alunos, a Rede inclui a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 Destaques de Fortaleza no Censo Escolar 2018

- 4ª maior rede do Brasil em número de matrículas e 1ª do Nordeste;

- 3ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em matrículas no Tempo Integral;

- 1ª capital do Brasil em ampliação de matrículas na Educação Infantil;

- 1ª capital do Norte e Nordeste em matrículas na etapa creche;

- 1ª capital do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva.


Educação Infantil

A Educação Infantil é o primeiro espaço de educação frequentado por crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, com atendimentos de creches (1 a 3 anos) e pré-escolas (4 e 5 anos). A proposta principal é o desenvolvimento integral da criança, por meio de experiências significativas e a garantia dos direitos de aprendizagem expressos na proposta curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Fortaleza. Atualmente, a Rede Municipal possui 403 equipamentos que ofertam Educação Infantil, sendo 159 Centros de Educação Infantil (CEI), 148 escolas e 96 creches parceiras, atendendo mais de 50 mil crianças.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental consiste nos nove anos de ensino básico subsequentes ao período da Educação Infantil. Dividido em dois ciclos, anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano), a modalidade atende estudantes com idade entre 6 e 14 anos. Em 2019, a Rede Municipal atende 161.239 estudantes, distribuídos em 5.668 turmas e 373 escolas com oferta de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

EJA

Jovens, adultos ou idosos com mais de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental têm a oportunidade de dar continuidade aos estudos na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Prioritariamente no turno da noite, horário mais propício aos que mantêm alguma ocupação profissional durante o dia, 92 polos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem garantindo as condições de alfabetização e aprendizagem de mais de 12 mil alunos. Atualmente, há cerca de 484 alunos com mais de 60 anos na EJA do município. Na faixa etária entre 30 e 59 anos, o número chega a quase 4.229 alunos.


Educação Inclusiva

Na Rede Municipal, estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Altas Habilidades/Superdotação têm pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. A fim de garantir o direito inalienável à educação para todos, a Prefeitura de Fortaleza organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a Educação Inclusiva. 

Atualmente, cerca de 6.500 alunos são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de ensino, seja nas 169 Salas de Recursos Multifuncionais (SEM), em instituições conveniadas à Prefeitura ou por meio de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum.

Escola de Tempo Integral (ETI)

Principal projeto de ampliação da jornada escolar desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, as Escolas de Tempo Integral (ETIs) impactam atualmente na vida de aproximadamente 8.500 alunos da Rede Municipal. Atualmente, são 23 unidades - até 2013 Fortaleza não tinha nenhuma. São 19 unidades atendendo aos anos finais e 04 unidades atendendo aos anos iniciais.


Ao longo de todo o dia, os alunos vivenciam rotinas e práticas para uma educação interdimensional, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h, com o apoio de equipe pedagógica de formação especializada e comprometimento na proposta da Educação Integral.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) desenvolve, ainda, os programas de fortalecimento da aprendizagem no âmbito da política de ampliação da jornada escolar - Pró-Técnico, Integração e Mais Educação -, que comportam as atividades voltadas à melhoria da qualidade do ensino, contribuindo para elevar os índices de aprendizagem dos alunos do 1° ao 9º ano, promovendo a educação integral e integrada, articulando a educação formal com vivências artísticas, esportivas e sociais.

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