05/06/2020 05:45
Inec apoia a Campanha Juntos pelas ONGs para socorrer comunidades vulneráveis

 


Foto: Divulgação

Ainda no movimento para combater os efeitos sentidos pela população mais atingida durante a pandemia do novo coronavírus, o Inec passa a apoiar a campanha “Juntos pelas ONGs”, do Movimento Ceará ComVida, que reúne instituições sem fins lucrativos e empresas com larga atuação no Terceiro Setor. O objetivo da campanha é arrecadar doações destinadas a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) cearenses que, nesse momento, estão voltando suas atividades para socorrer comunidades vulneráveis.

As organizações beneficiadas com as doações serão: Associação Nossa Casa, Associação Voar, Casa de Vovó Dedé, Estação da Luz, GEEON (Grupo de Educação e Estudos Oncológicos), Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF), Instituto Povo do Mar (IPOM), Integrasol, Lar Beneficente Clara de Assis, Associação O Semeador, Recanto Sagrado Coração e Tapera das Artes.

“O Inec sempre apoiou iniciativas que contribuem de alguma forma com a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e, por isso, a campanha ‘Juntos pelas ONGs’ chega para somar ao trabalho que já é realizado pelo instituto em prol da sociedade”, disse Helda Pereira, diretora Administrativa Socioambiental.

Integrantes do Movimento lembram que a pandemia do coronavírus (covid-19) tem agravado ainda mais a já dura realidade financeira enfrentada pelas entidades sem fins lucrativos. Isso porque a paralisação da economia provocou uma redução nas doações e suspensão de repasses de recursos do poder público, tendo em vista as ações de enfrentamento à doença.

Toda a arrecadação, além de ajudar a manter minimamente o funcionamento dessas OSCs, contribuirá com as ações de apoio a famílias de baixa renda vulneráveis aos efeitos sociais e econômicos da pandemia. Entre essas ações está a compra e distribuição de mantimentos. As doações podem ser feitas através de plataforma de financiamento coletivo, disponível no site http://www.cearacomvida.org.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. Saiba mais em www.inec.org.br.

 

05/06/2020 05:42
HerdsArs lança Escola de Herdeiros


Foto: Divulgação

Dados do IBGE e do Sebrae mostram que 90% das empresas no Brasil ainda são familiares. Elas representam cerca de 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho do país. Embora sejam consideradas a espinha dorsal da economia nacional, pesquisas também apontam, por outro lado, que a cada 100 empresas desse tipo 70% não passam pela geração do fundador e apenas 5% conseguem chegar à terceira geração.

O número de empresas familiares que assumem a posição de liderança de mercado vem crescendo nos últimos anos. O principal motivo para isso é mudança do modelo de gestão, que permite contornar conflitos internos, criar processos mais dinâmicos e introduzir novas tecnologias com o objetivo de expandir dos negócios

Para falar sobre esse e outros assuntos, entrevistamos  Aletéia Lopes, Diretora Executiva da HerdArs, autora de do livro HerdArs: A arte de herdar uma empresa familiar e que já está finalizando o seu segundo livro: Os males e sofrimentos das famílias empresárias 

Ouça aqui :

03/06/2020 05:28
Instituto Provida torna-se referência em administração transparente, humanizada e de alto rendimento em saúde.

O Instituto Provida (www.providaos.org.br) é uma Organização Social especializada na administração de unidades de saúde pública. Fundado em 2005, é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter social e inclusivo, reconhecida como de Utilidade Pública pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas (BA), Fortaleza, Maracanaú (CE) e Taubaté (SP). 

Com sede em Lauro de Freitas e unidades administradas na Bahia e no Ceará, é uma referência em administração transparente, humanizada e de alto rendimento em saúde.

Em 27 de maio de 2020, foi escolhido pela Prefeitura de Salvador para gerir as Unidades de Saúde da Família das ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos, Frades - Paramana, uma região de uma cultura riquíssima que impões desafios importantes para a gestão de saúde.

Trata-se de um marco na gestão de Saúde Pública no país, uma vez que as unidades básicas devem ser geridas diretamente pelos entes públicos. Mas a natureza peculiar dessa região e o aval e o acompanhamento do Ministério Público garantiram a adesão a essa modalidade que tem mostrado excelentes resultados no país, quando realizada por entidades sérias e responsáveis.

A maior agilidade oferecida pelo Provida, o expertise em logística, distribuição de suprimentos, um setor de compras altamente eficiente e uma estrutura organizacional voltada para a humanização e a excelência no atendimento são os grandes pilares que garantem que a população terá o melhor atendimento possível.

O desafio é grande, é verdade, a região das ilhas impõe dificuldades de abastecimento, locomoção e distribuição da mão de obra, mas essas são imposições que fazem parte do dia a dia da instituição. Na primeira etapa, iniciada em 27 de maio, o foco está no preenchimento das vagas, com priorização da mão de obra local. Isso é importante para o desenvolvimento das ilhas e para uma melhor aceitação dos profissionais pela comunidade, que tem características próprias, com raízes culturais significativas. A própria natureza da atividade econômica da região (turismo, mariscos) faz com que esses aspectos sejam importantes para a percepção imediata do aumento da qualidade no atendimento.

A próxima etapa é a humanização dos espaços, a modernização dos processos e a implementação de serviços inovadores que o Provida oferece, com tecnologia, informação e prevenção.

Ações bem sucedidas como as que implementamos em Maracanaú/ CE e em São Francisco do Conde/ BA, certamente serão implementados também na região das ilhas, e tanto a prefeitura de Salvador, quanto a população das ilhas, só terão a ganhar. Maiores INFORMAÇÕES Pedro Senna - Zero85 Comunicação. (85) 98116.4876 ou pelo email pedro@zero85.com.b

03/06/2020 05:05
Diferenças e semelhanças entre as companhias de capital aberto e fechado será tema de live do Ibef-CE


 

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Nesta quinta-feira (04/06), o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-Ce) continua a série de lives em suas redes sociais. Para o bate papo desta semana, estarão à frente o CFO do Hapvida e diretor do Ibef-Ceará, Bruno Cals, e o diretor financeiro do grupo Edson Queiroz, Romulo Dias. A explanação traz como tema “Construindo resultados nos ambientes das companhias abertas e fechadas”, e contará com a mediação do vice-presidente do Ibef-Ceará, Raul Santos. A transmissão é gratuita e tem início às 18h, por meio da plataforma Zoom no link: https://bit.ly/2YbDngn e também será compartilhado no canal do Youtube do Ibef Ceará.

Durante a explanação, os especialistas irão discutir as diferenças e semelhanças dentro do ambiente de negócio, em operar com a companhia de capital aberto e fechado. “Iremos conversar com dois jovens executivos que estão despontando no mercado, com experiência em administração de empresas de capital aberto e fechado. Nós sabemos que existem também muitas semelhanças, como governança, compliance e uma série de outros temas. Vamos aproveitar a oportunidade, para destacarmos a questão da inovação dentro dessas instituições”, explica Raul dos Santos.

Sobre o Ibef-Ceará

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças é uma instituição nacional, sem fins lucrativos, que reúne os principais executivos de finanças do Estado do Ceará. Com o intuito de promover eventos em parceria com grandes empresas em diversos setores da economia brasileira, o Ibef reúne atualmente cerca de 4.500 profissionais e está presente em Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Fortaleza, Pernambuco e Vitória.
 
Serviço
Live: “Construindo resultados nos ambientes das companhias abertas e fechadas”
Data: 04/06 (quinta-feira)
Horário: 18h
Com Bruno Cals, CFO do Hapvida e diretor do Ibef-Ceará, e Romulo Dias, diretor financeiro do grupo Edson Queiroz. O debate virtual será mediado pelo vice-presidente do Ibef-Ceará, Raul Santos.
Link Zoom << https://bit.ly/2YbDngn

Gratuito

03/06/2020 11:51
Primeira edição do Boletim Econômico é lançada pelo curso de Ciências Econômicas da Unifor

O economista Francisco Alberto Lima, professor da Unifor, é um dos principais responsáveis pelo projeto. (Foto Ares Soares)

Publicação mensal produzida por alunos e professores do Núcleo de Pesquisas Econômicas analisa o desempenho das economias locais e internacionais.

Durante a história da humanidade, inúmeros acontecimentos críticos causaram conflitos nas sociedades locais e internacionais. Grande Depressão, epidemia da Gripe Espanhola, Segunda Guerra Mundial, Recessão de 2008: cada momento de crise, no entanto, também desencadeou profundas transformações nas estruturas sociais e econômicas.

A pandemia do novo coronavírus não se distancia desse cenário com as crises sanitárias e financeiras instauradas desde seu surgimento nos mais diversos países. Para analisar a situação atual e traçar perspectivas sobre as economias locais, nacionais e mundiais, professores e alunos do Núcleo de Pesquisas Econômicas (NUPE) do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, desenvolveram o Boletim Econômico NUPE.

Clique aqui e confira o Boletim 01. 

O projeto

O Boletim Econômico NUPE é elaborado pelos alunos da disciplina de Técnicas em Pesquisa Econômica sob orientação dos professores que compõem o NUPE. Publicado mensalmente, o Boletim compromete-se em oferecer à sociedade cearense informações que contribuam na compreensão sobre a situação atual e as perspectivas econômicas para os próximos anos.

“[O Boletim] se propõe a analisar o desempenho econômico mundial, do Brasil e, especialmente, do Ceará”, pontua o economista Francisco Alberto Lima, professor da Unifor e um dos principais responsáveis pelo projeto. Ele explica que o intuito é colaborar, com uma linguagem simples e acessível, na formação do pensamento crítico em uma sociedade mais reflexiva capaz de realizar transformações econômicas e coletivas.

“Para os alunos, [o projeto] traz uma série de vantagens, como exercitar na prática os conteúdos das disciplinas do curso; conhecer as técnicas de Pesquisas, análise e apresentação de resultados. Além da construção do currículo de pesquisadores na sua área de atuação e desenvolvimento do senso crítico.”

 Francisco Alberto, economista e professor da Unifor

O documento também conta com a participação do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) e do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza na elaboração do projeto gráfico do Boletim.

Práticas acadêmicas e profissionais

Alysson Inácio é aluno do 9º semestre do curso de Ciências Econômicas da Unifor e pontua que outro objetivo primordial do Boletim Econômico NUPE é introduzir os estudantes no processo de criação de documentos dessa natureza. Ele vê que a experiência de participar na construção desses documentos é extremamente enriquecedora para sua formação profissional.

“Nós temos contato com base de dados, textos econômicos, com órgãos parceiros do NUPE, como o Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará (IPECE) e o Banco do Nordeste (BNB), do qual esse último nós já fazemos há quase um ano boletins de comércio e serviços que são publicados no Diário Econômico do BNB e serviram como experiência na moldagem deste novo boletim, que é mais robusto.”

Alysson Inácio, 22 anos, aluno do curso de Ciências Econômicas.

O estudante, monitor da disciplina Técnicas em Pesquisa Econômica há dois anos, ficou responsável pela coleta e tabulação, além de ter sugerido algumas bases de dados e informações a serem utilizados na elaboração da primeira edição do Boletim. “Além de participar da criação do Boletim, eu também tiro dúvidas do restante dos alunos, assim como auxílio na escrita do documento”, completa.

03/06/2020 11:37
Centro Fashion divulga protocolo sanitário para retorno das atividades

Foto: Divulgação

O objetivo é resguardar a saúde dos clientes, lojistas, colaboradores, fornecedores e parceiros

 O Centro Fashion Fortaleza, a fim de resguardar a saúde e bem estar dos clientes, lojistas, colaboradores, fornecedores e parceiros, divulga protocolo de segurança sanitária para retorno das atividades. As ações contemplam reabertura no dia 10 de junho e horário de funcionamento reduzido, de acordo com as orientações do decreto do Governo do Estado do Ceará, além de criação de um comitê de crise com os gestores das áreas e diretoria.

O protocolo de operações envolve organização do fluxo de pessoas, higienização e limpeza frequentes, além da disseminação de informações com campanhas relacionadas, englobando sinalização/adesivagem/placas de comunicação interna e externa com práticas de conscientização à saúde pública. Todas as operações relacionadas à alimentação e lazer não funcionarão nesta primeira fase de retorno das atividades.

Seguem mais detalhes do plano de reabertura:

AÇÕES DE DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

-        Criação de campanhas internas e externas de prevenção à COVID-19, além de propagação de comunicados de combate à covid-19 por meio do sistema de som de todo o prédio e estacionamentos;

-         Neste momento, está suspensa qualquer ação de merchandising, especialmente distribuição de panfletos e brindes. Toda divulgação será focada em meios digitais. Para isso, o Centro Fashion Fortaleza auxilia, por meio do hotsite Feira Digital e Instagram do empreendimento, as vendas e divulgação online de todos os lojistas do Centro Fashion.

USO DE MÁSCARAS

-     Será obrigatória a utilização de máscaras para todos que circularem pelas dependências do Centro Fashion, sem exceções;                 

UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS COMUNS

-     As pessoas circulantes no empreendimento deverão obedecer a uma distância mínima de 2 metros entre uma pessoa e outra;   

-     Recomenda-se que idosos, mulheres grávidas, crianças e pessoas com doenças crônicas devem  evitar, neste primeiro momento, a circulação pelo empreendimento;

-      Colocação de fixadores nas portas dos banheiros e criação de biombos nas entradas eliminando, assim, a necessidade de contato dos clientes com as maçanetas das portas; 

-    Adequação de layout das áreas administrativas com controle de acesso na recepção, distanciamento das longarinas de espera e aplicação de protetores acrílicos nos postos de atendimento ao lojista;

-   Demarcação de piso respeitando o distanciamento mínimo de 2 metros na entrada do setor administrativo, caixas eletrônicos, guichês de pagamento do estacionamento e ponto eletrônico dos funcionários;

-    Utilização de tapetes com produtos e tecnologias para a higienização e desinfecção dos sapatos;

-    Treinamento de prevenção e diálogo diário de segurança (DDS) com os funcionários, a fim de reforçar as ações de combate à covid-19

ESTACIONAMENTO

-     Aplicações de sensores de presença nas cancelas de entrada do estacionamento, eliminando as botoeiras de emissões de ticket;

-     Aplicação em todas as entradas e nos pneus dos veículos no estacionamento de solução com cloro + água em intervalos de 1h-1h;

·AFERIÇÃO DE TEMPERATURA

-     Serão disponibilizados pontos de aferição de temperatura em todas as entradas do prédio. Pessoas com temperatura acima de 37,2ºC, ou que apresentem sintomas de gripe ou resfriado, serão orientadas a buscar ajuda médica;

HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS

-   Criação de pontos de totens de distribuição de álcool em gel com acionamento por pedal em locais de maior fluxo de pessoas em todo o prédio;

 HIGIENIZAÇÃO DO PRÉDIO                

-   Criação de equipe de limpeza exclusiva de combate à Covid-19 com limpeza permanente das áreas de elevadores, corrimões de rampa e escadas, reabastecimento de totens de álcool em gel,  ·   

SUSPENSÃO DE EVENTOS E COQUETÉIS

-    A realização de eventos está suspensa por tempo indeterminado, seja no interior das lojas, nos corredores ou mesmo na Praça de Alimentação.

UTILIZAÇÃO DOS ELEVADORES

-   Por tempo indeterminado, os elevadores permanecerão fechados. Para o deslocamento entre os setores, devem ser utilizadas rampas e escadas que interligam todo o equipamento.

LIMPEZA GERAL E HIGIENIZAÇÃO DE AR-CONDICIONADO    

-    Manutenção e limpeza de todo o ciclo de equipamentos de climatização (splits) das áreas administrativas e atendimento utilizando produtos bactericidas;

  ORIENTAÇÕES DO CENTRO FASHION AOS LOJISTAS      

-                     Presença de apenas um lojista por box;

-                     Demarcação e sinalização de piso em lojas;

-                    Todos os lojistas devem disponibilizar álcool em gel 70% em suas dependências para uso interno e de clientes em atendimento.

-           As maquinetas de cartões de lojas e boxes devem ser envelopadas por plástico ­filme, além de higienizadas com álcool em gel 70% sempre que forem utilizadas;

 -        Todas as lojas e boxes devem fazer a limpeza completa de suas dependências todos os dias antes da abertura, além de higienizarem constantemente os balcões, mobiliários, prateleiras e piso com álcool líquido 70%, água sanitária ou até mesmo água e sabão, em intervalos de, no máximo, 3h em 3h;

-           Todas as lojas devem seguir as orientações da vigilância sanitária para limpeza e manutenção de ar-condicionado;

03/06/2020 11:00
Granja Regina lança projeto 'Alimento da Alma' com série de lives sobre gastronomia, música e bem-estar

Foto: Divulgação

A Granja Regina realiza neste mês de junho o projeto virtual “Alimento da Alma”, que apresenta uma série de conteúdos com profissionais de diversos segmentos como gastronomia, música e bem-estar. A Ação, que acontece no Instagram da marca (@granjaregina), tem o intuito de promover uma conversa e a troca de experiências neste momento de isolamento social.

Para a diretora da marca, Tissiana Studart, esse projeto é uma forma de trazer um conteúdo diversificado e novas informações para o público. “Neste momento, nós como empresa renovamos nosso compromisso de alimentar a vida, para além da comida que nutre o corpo. Sabemos que uma empresa é feita de gente, e gente que pode transformar. Vimos que somos frágeis diante de um desafio, mas como marca nós podíamos falar de música, de amor e de tudo que alimenta nossa alma. Nós queremos convidar vocês a conhecer e acompanhar esse diálogo”, comenta.

Durante toda a semana, diversos profissionais irão apresentar para o público e seguidores da Granja Regina assuntos que tragam como temáticas a melhor maneira de cuidar de si, promovendo um bate-papo com músicos, nutricionistas,  além de chefs convidados, ensinando as melhores receitas que podem ser realizadas com os produtos da Granja Regina. Confira a programação: 

Quarta-feira (03/06) – Chef convidado.

Quinta-feira (04/06) – Marcos Lessa e Dane Holanda.

Sexta-feira (05/06) – Dra. Tayná Athayde.

Sobre a Pole  

A Pole Alimentos é líder na produção de frangos e embutidos no estado Ceará.  Os produtos da empresa estão presentes no dia a dia dos cearenses e suas marcas já conquistaram um lugar especial no mercado regional, são elas: Granja Regina, Merci e Gostosinha.  A Pole Alimentos investe constantemente em logística e distribuição, atuando fortemente no varejo de Fortaleza e com presença marcante em todos os municípios do Estado. A estratégia de atuação local garante a oferta de produtos de primeira qualidade em todo o Ceará, diferente dos concorrentes nacionais, que priorizam o atendimento nas grandes cidades.

A força da Pole Alimentos vem da sua essência, dos valores de gente simples, que acredita no trabalho e sabe o valor da união. A empresa tem como missão: alimentar a vida, não só com os alimentos que nutrem o corpo, mas também com ousadia empresarial que alimenta o desenvolvimento de novos produtos e a cultura varejista. A responsabilidade social também é outro pilar dessa missão de alimentar a vida, neste caso, levando comida e esperança às pessoas em situação de vulnerabilidade. A empresa feita por cearenses para os cearenses, com o compromisso de fortalecer o mercado com produtos que trazem o sabor da nossa terra, o frescor da produção local, a variedade e a qualidade que o consumidor tanto quer e precisa.

03/06/2020 09:39
Ancar Ivanhoe aposta em e-lockers

Foto: Divulgação

Serviço estará presente em 21 empreendimentos da rede na primeira quinzena de junho

Após implantar o sistema de drive-thru em 20 shoppings da rede, a Ancar Ivanhoe instala e-lockers em 21 empreendimentos do grupo para compras online e retiradas no shopping. Com o serviço, nomeado Retire Aqui, o cliente pode entrar em contato diretamente com a loja, efetuar a compra via WhatsApp ou loja virtual e optar por retirar o produto nos e-lockers disponíveis nas áreas de acesso do shopping. Basta usar o QR Code disponibilizado pela marca para destrancar a gaveta e ter acesso à própria compra em até 72 horas.

A ação, que está prevista para inaugurar ainda no mês de junho em algumas cidades onde a Ancar está presente, incluindo North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, se junta ao serviço de delivery e consolida os shoppings como uma verdadeira plataforma de venda O2O (Online to Offline)

03/06/2020 09:30
Empresa lança campanha LiquidAcal com vendas pelo e-commerce

Foto: Divulgação 

A Acal acaba de lançar campanha LiquidAcal, com produtos promocionais em sua loja virtual. Com o mote “as melhores ofertas, porque sua casa não pode parar”, a empresa disponibiliza em seu site (acalhomecenter.com.br) um encarte com todos os itens que compõem a liquidação.

O cliente confere os produtos no próprio site, onde também pode efetivar a compra. Caso prefira, tem o WhatsApp à disposição, no número 85 3492.5000. Itens de pintura, pisos, revestimentos, acessórios e utilidades do lar estarão em oferta até o dia 14 de junho.

"Nós sabemos que, mesmo em meio ao cenário de isolamento social que estamos vivendo, muita coisa não muda, e a casa não pode parar. Por isso, lançamos ofertas especiais para este período, para que as famílias façam um reparo ou pequena reforma em seus lares”, diz Fernanda Lenzi, gerente de Marketing da Acal.

 

       de   110    

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