16/09/2020 08:14
Importância do cuidado com a saúde mental norteia ações da Unimed Fortaleza em alusão ao movimento Setembro Amarelo

 
Foto: Divulgação

 

Com a pandemia de Covid-19 a importância do cuidado com a saúde mental ficou ainda mais em evidência, pois essa situação de isolamento social tende a reforçar sentimentos de angústia, medo e solidão. Neste mês, por ocasião do movimento Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio, o tema ganha destaque e muitas empresas aderem à causa. Na Unimed Fortaleza, ao longo de todo o mês, estão sendo realizadas diversas ações, tanto para o público interno quanto para o externo para conscientização e orientação sobre os problemas psicológicos e emocionais. 

Entre os dias 14 e 25 de setembro, o grupo de Psicologia Hospitalar do Hospital Unimed realizará treinamentos com as equipes assistenciais voltados tanto para o manejo dos profissionais com o paciente com foco na saúde mental quanto para a acolhida dos colaboradores. Durante o período, as psicólogas da unidade farão visitas aos postos de atendimento nos andares do hospital. Os treinamentos acontecerão de segunda à sexta, nos três turnos (manhã, tarde e noite) para contemplar todos os membros das equipes.

 A Unimed Fortaleza participará ainda de lives que serão promovidas pelo Ceará Sporting Club, na TV oficial do time no Youtube, a Vozão TV. A primeira live, que acontecerá no dia 15 de setembro a partir de 10h30, contará com a participação da psicóloga cognitivo comportamental da Unimed Fortaleza, Jôse Anne Zaffalon Carrijo. Além disso, no dia 22 de setembro, às 16h, acontecerá uma palestra com a psicóloga analítico comportamental da Unimed Fortaleza, Ana Luisa Suguihura.

 Com foco no público externo, a Unimed Fortaleza tem realizado, desde o início do mês, uma série de postagens em suas redes sociais (Instagram e Facebook) com comunicações sobre ansiedade em tempos de pandemia, dicas para melhorar a saúde mental, prevenir a depressão e promover a escuta ativa. Nas postagens, a empresa também divulga o Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio atendendo voluntária e gratuitamente pessoas que precisam conversar através do número 188.

16/09/2020 08:07
I Feira EducationUSA Virtual tira dúvidas sobre como estudar nos Estados Unidos
Evento acontece no sábado (19), de modo online e gratuito. Contará com mais de 100 instituições de ensino superior estadunidenses que divulgarão oportunidades de estudos nos EUA

Neste sábado, 19 de setembro, a rede EducationUSA, fonte oficial do Departamento de Estado para estudos nos Estados Unidos, realizará, junto às suas instituições colaboradoras, a 1ª edição da Feira EducationUSA Virtual para brasileiros interessados em estudar nos Estados Unidos. No Ceará, o EducationUSA possui escritório em parceria com a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. No encontro virtual, cuja participação é gratuita, universidades norte-americanas estarão à disposição com opções de cursos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), inglês intensivo, extensão e de curta duração nos EUA. A equipe do EducationUSA também ministrará palestras e estará de plantão para tirar todas as dúvidas sobre os programas de estudo.

Os participantes do evento poderão obter informações precisas e detalhadas sobre os processos e requisitos de admissão, custos, opções de financiamento e bolsas de estudos. Além disso, eles poderão esclarecer dúvidas diretamente com os responsáveis pela admissão de alunos internacionais das instituições participantes da feira virtual. Acesse aqui a lista das 100 universidades estadunidenses que participarão da Feira. Dentre os temas que serão discutidos na Feira por meio de palestras, estão o sistema educacional norte-americano, o processo de admissão à graduação e à pós-graduação, as possibilidades de auxílio financeiro, os exames exigidos para ingressar em uma instituição dos EUA e os procedimentos de como obter o visto de estudante.

Clique aqui para participar.

Sobre a EducationUSA Unifor

Em dezembro de 2010, com a missão de promover o ensino superior estadunidense, a Universidade de Fortaleza implantou em seu campus o Escritório EducationUSA. A Unifor foi a segunda universidade brasileira a inaugurar o equipamento no país, a fim de atender a uma demanda dos alunos e demais interessados por informações atualizadas sobre oportunidades de estudo nos Estados Unidos, incluindo orientação sobre o processo de aplicação e admissão em programas de graduação, mestrado, doutorado, cursos de inglês e cursos de curta duração. Os centros EducationUSA estão presentes em mais de 400 escritórios representando cerca de 170 países. No Brasil, o EducationUSA conta com uma rede de 40 escritórios.

Serviço

Feira EducationUSA

Dia: 19 setembro 2020

Hora: 10h às 13h

Evento online e gratuito

16/09/2020 08:03
Presidente do Seacec firma convênio para manutenção da AJE Fortaleza


Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seacec), Fabiano Barreira da Ponte, assinou convênio, nesta segunda-feira (14), com o coordenador-geral da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza), Valdemir Alves, no sentindo de tornar o sindicato uma das instituições mantenedoras da associação, fomentando o empreendedorismo na Capital cearense.

De acordo com Fabiano Barreira da Ponte, "o Seacec vai incentivar a AJE Fortaleza na formação dos novos empresários e na geração de emprego e renda. Eles são o futuro e contam com todo o apoio do nosso sindicato para dar suporte aos jovens que querem empreender ou já estão empreendendo. Esse convênio é mais uma demonstração da nossa sensibilidade à causa do jovem empresário. Como mantenedores faremos uma doação mensal a essa entidade para que possa desenvolver iniciativas nesse sentido".

Ele acrescenta que a assinatura do convênio também é um estímulo para que os jovens empresários associados ao Seacec e os futuros sucessores das empresas do segmento de asseio e conservação valorizem cada vez mais o empreendedorismo e a livre iniciativa, inclusive se associando também à AJE Fortaleza e participando de suas ações e eventos.

Já Valdemir Alves destaca que "o convênio permitirá a manutenção da nossa instituição e a ampliação das ações que já estávamos desenvolvendo e as que viermos a desenvolver para incrementar o ambiente do empresariado jovem de Fortaleza".

16/09/2020 07:57
StartUp Workonect otimiza tempo para abertura de novos negócios


Foto: Divulgação
 

O processo de abertura de um negócio pode ser um grande desafio para novos empreendedores. Etapas burocráticas, dificuldade de endereço fiscal estão entre os principais empecilhos para o sucesso nessa etapa inicial. Foi exatamente para atender essa demanda de mercado que a startup, Workonect, criou uma plataforma de conexão de serviços que já ganha projeção nacional. Um dos grandes resultados que o Workonect possibilita a empreendedores de primeira viagem e até mesmo a empresários experientes é a redução do tempo para a aquisição de contrato de endereço fiscal. Ligando o empreendedor a Coworkings, esse processo pode chegar a ser concluído em dez minutos, caso o responsável pelo novo negócio tenha todos os documentos necessários em mão.

 “Nosso propósito é desburocratizar o empreendedorismo no Brasil. O Workonect é uma plataforma inédita e funciona como um hub de conexões entre demandas e ofertas de negócios. Além de Coworkings, os empreendedores encontram, com poucos “clicks”, escritório de contabilidade online, advogado, Agência de publicidade, Banco Digital, dentre outros serviços vitais para a abertura e desenvolvimento das empresas”. Explica Tavinho Brígido, CEO do Workonect. O Workonect é representante local autorizada do C6 Bank no segmento pessoa jurídica. Uma comodidade para quem inicia um novo negócio, tendo acesso inclusive, a maquinetas de cartões vinculadas diretamente à conta da empresa e capital de giro.

Uma vez que os serviços acontecem majoritariamente no meio virtual, a Workonect lança mão do Blockchain para registrar os seus contratos, rede utilizada inclusive por diversos órgãos públicos por conta da sua segurança e transparência. O Workonect já interliga e oferece serviços a empresas do Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Pernambuco e Piauí. Um espaço de negócios em expansão que oferta, não apenas assistência especializada para novos empreendimentos, como possibilita uma base para que quem está chegando também disponibilize seu know-how.

Após finalizado o processo de abertura do novo negócio, o empreendedor se depara com outro grande desafio, a manutenção. Segundo dados do relatório de Sobrevivência das Empresas no Brasil, de todos os empreendimentos criados em 2012, 23% não resistiram e fecharam até o segundo ano de vida. No Ceará o índice é ainda maior, chegando a 25% de falência de empresas no segundo ano. Entendendo esse contexto, um dos apoios que o Workonect fornece é através de consultorias em diversos seguimentos para acompanhar a evolução das empresas parceiras, buscando aumentar o índice de sucesso do novo negócio.

15/09/2020 10:00
Novo aplicativo permite que médicos acessem exames e laudos pelo celular


O aplicativo está disponível para médicos de todas as especialidades | Foto: Divulgação

“É como ter a vida do paciente na palma da mão”. É assim que a Dra. Naiana Cunha, diretora corporativa de gestão médica do Hapvida, descreve o aplicativo HAPMED, um app recém-lançado voltado para médicos cirurgiões da operadora Hapvida. “A gente pode garantir que o profissional tenha acesso à vida médica do paciente de qualquer lugar em que ele estiver, seja em casa, seja no consultório”, completa a doutora.

A descrição faz jus ao aplicativo. O HAPMED foi pensado para trazer funções capazes de tornar mais próxima a relação entre médicos e pacientes. Um exemplo é a agenda cirúrgica, que mostra ao profissional todas as cirurgias marcadas, além de permitir visualizar procedimentos, exames de imagem e laudos de cada paciente; tudo isso pelo celular.

Segundo a Dra. Naiana Cunha, que acompanhou o desenvolvimento do app, o HAPMED foi projetado a partir da observação de necessidades dos médicos nos centros cirúrgicos. Em parceria com a equipe da Maida.Health, a holding de tecnologia do Hapvida, foram feitas imersões dentro da realidade dos cirurgiões dos hospitais e clínicas para identificar quais funcionalidades podem melhorar o dia a dia deles e a segurança dos pacientes.

“O objetivo do aplicativo é auxiliar os médicos no planejamento e na preparação para a realização dos procedimentos cirúrgicos, disponibilizando a agenda com detalhamento das informações dos pacientes e a possibilidade da visualização dos exames”, explica a Dra. Naiana. Ela acrescenta ainda que qualquer médico do sistema Hapvida é capaz de acessar o HAPMED; basta usar os logins e senhas que eles já utilizam durante o trabalho nos hospitais e clínicas.

De acordo com a Dra. Naiana, o aplicativo está disponível para médicos de todas as especialidades, mas novas funcionalidades devem ser adicionadas para abranger mais procedimentos que o paciente do Hapvida pode vir a realizar. “A ideia é que a gente consiga disponibilizar toda a vida médica do paciente para os médicos do Hapvida”, explica ela.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

14/09/2020 05:50
Projeto social oferece bolsas de estudo integral para realizar sonhos de jovens e adultos por meio da educação
Ao longo de 15 anos, a Associação Oportunize já beneficiou mais de 90 pessoas na Capital cearense

Muitos jovens e adultos têm o sonho de ingressar em uma universidade ou em um curso técnico profissionalizante. O que não parece tão difícil para quem tem acesso a uma boa base escolar e possui condições financeiras favoráveis, pode se mostrar impossível para quem não vive a mesma realidade e tem o sonho de mudar de vida pela educação. Foi o caso de Beatriz Mendes, de 25 anos, que até dois anos atrás, não conseguia ingressar no mercado de trabalho e não tinha perspectiva de mudar de vida. De origem humilde e mãe de 2 filhos, Beatriz conta que foi a primeira e única da sua família a concluir o Ensino Médio. "Eu já era mãe quando concluí o Ensino Médio em 2014, e, mesmo com um filho pequeno, eu não queria abrir mão de finalizar meus estudos. Infelizmente, quando saí da escola, não entrei na universidade e não tinha vocação e nem preparação técnica sufi ciente para buscar um emprego. Passei anos como dona de casa, sem nenhuma renda e esperança de mudar de vida", explica.

Um dia, seu irmão comentou com ela sobre a Associação Oportunize, uma ONG sem fins lucrativos, que, desde de 2005, oferece bolsas integrais de estudos em cursos técnicos profissionalizantes e pré-Enem, para jovens e adultos a partir de 16 anos. "Meu irmão conheceu a Oportunize através de um amigo, e veio me incentivar a participar do processo seletivo de 2017. Me inscrevi, mas sem muita esperança de que eu poderia ser chamada, porque tinha muita concorrência. Felizmente, passei e me matriculei no curso técnico para cabeleireira, todo custeado pela associação. A Oportunize me deu o conheci mento que eu precisava para iniciar uma nova profissão e foi além, me doando todo equipamento profissional e até do salão de beleza, para eu já começar a trabalhar e ter renda. Esse projeto mudou não só a minha vida, mas de toda minha família", completa.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), 11,2 milhões de jovens de 15 a 29 anos não trabalham nem estudam ou se qualificam. Nesse cenário, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, embora o desemprego no Brasil impacte jovens de todos os níveis de formação, quem tem menos acesso à educação acaba sofrendo mais. Foi com o objetivo de tentar reduzir essas estatísticas e fazer frente a esse contexto histórico de desigualdade social e educacional no Brasil que afeta tantas pessoas como a Beatriz, que um grupo de amigos decidiu fundar a Oportunize. "Nosso objetivo com o projeto era contribuir com aqueles que, embora muito se esforçassem para estudar ou concluir seus estudos, não conseguiam realizar seus sonhos por conta da má distribuição de renda do nosso Brasil", explica o servidor público Hugo Mendonça, um dos fundadores da ONG.

Hugo ressalta que, embora os fundadores da Oportunize sejam os maiores financiadores do projeto, doações e apoio de instituições parceiras também são fundamentais. "Ainda não conseguimos atingir a quantidade de doações e de parceiros desejada para que o projeto seja sustentável e impacte cada vez mais vidas. Por conta das limitações dos nossos recursos, não conseguimos oportunizar estudos para pessoas que vivem fora da região metropolitana de Fortaleza. Acreditamos que, com mais doações e parceiros, seríamos capazes de expandir o projeto para o resto do Estado e, no futuro, para todo país. Toda ajuda é bem-vinda, seja em dinheiro ou serviço", pontua.

Até hoje, mais de 80 pessoas, entre adultos e jovens estudantes da rede pública de ensino, já receberam suporte da associação, que também proporciona, além da bolsa, apostilas ou livros, materiais para módulos práticos, fardamento (em casos obrigatórios), transporte, apoio psicológico e pedagógico, entre outras despesas, de acordo com a realidade financeira do oportunizado. Os critérios para seleção incluem possuir uma renda familiar baixa, ser estudante do ensino público (no caso de cursos Pré-Enem), possuir apoio da família e ser aprovado no teste p sicológico feito durante a seleção.

Evaldo Menezes, formado em Ciências Contábeis pela UFC, foi um dos primeiros apadrinhados pela Oportunize, na turma de 2006. Quando foi selecionado pela associação para cursar o último ano do ensino médio em uma escola particular, ele não acreditou que fosse verdade. "Confesso que, no início, não acreditei que pudesse existir um projeto como esse. Entrei um tanto desconfiado, mas concluí meu ano de estudos com outros olhos. Hoje, devo muito à Oportunize", conta.

Já Géssyka de Sousa, que, assim como Evaldo, também recebeu uma bolsa de estudos que muito a auxiliou a ingressar na faculdade, ressalta que o suporte da Oportunize foi um divisor de águas para que ela pudesse cursar Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). "É muito comum a gente ouvir que para chegarmos onde queremos, só é necessário esforço. Mas, infelizmente, as oportunidades ainda não são as mesmas para todos. Por isso, eu acredito muito nessas iniciativas de pessoas que criam outras possibilidades, outras alternativas que a educação pública infelizment e ainda não permite", aponta.

PROCESSO SELETIVO 2021

O processo seletivo 2021 da Oportunize ocorre entre 15 de setembro a 2/outubro/2020. Qualquer interessado que tenha pelo menos 16 anos e queira bolsa para um curso a ser realizado na região metropolitana de Fortaleza poderá se inscrever por meio do website da associação. A seleção ocorrerá em até 4 (quatro) etapas, todas eliminatórias. O número de candidatos selecionados será definido de acordo com os resultados obtidos nas etapas seletivas; o valor do investimento necess&aa cute;rio para cada bolsa integral a ser ofertada; e os recursos financeiros disponíveis.

11/09/2020 06:34
Rede Grau Técnico garante presença na Semana do Brasil, disponibilizando descontos na entrada dos cursos

Com o intuito de alavancar a economia neste período de pós-pandemia, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com apoio do Governo Federal, realizará, entre os dias 3 e 13 de setembro, a Semana do Brasil. Pensando em trazer um benefício pra sociedade diante do atual momento, muitas redes aderiram à ação nacional. Um exemplo é da rede Grau Técnico que está oferecendo um desconto especial na entrada dos cursos.

Além do benefício especial, a rede garante normalmente um benefício de material e uniformes gratuitos para os estudantes. De acordo com Rodrigo Gomes, gerente de operações da rede, o momento precisa de ações como essa. "Vamos participar da Semana Brasil ofertando uma campanha especial de desconto na entrada do curso. O Valor que custa R$400, nós iremos disponibilizar por R$69,90. É uma forma de aquecer a economia, incentivando o comércio nacional. O Grau Técnico agarrou e idealizou a campanha", enfatizou.

Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais de 60 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Técnico oferece mais de 20 cursos nas áreas de saúde, negócios, tecnologia e indústria. Os cursos duram de um ano e meio a dois anos, com aulas três vezes na semana.

Também integra o Grau Educacional a franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A), fundada em 2015. "A escola da sua profissão", como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e conta com mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, em áreas como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações nos sites www.graup.com.br www.grautecnico.com.br

 

11/09/2020 05:54
Entenda o que é um negócio de impacto e quais as suas principais características
Os negócios de impacto buscam a sustentabilidade por meio do lucro, mas preocupam-se, sobretudo, com a transformação social na vida das pessoas.

Foto: Unsplash

Já imaginou ganhar desconto na compra de um determinado produto com algumas horas de trabalho em uma comunidade carente? Iniciativas como essas fazem parte de um novo jeito de empreender. Os negócios de impacto buscam a sustentabilidade por meio do lucro, mas preocupam-se, sobretudo, com a transformação social na vida das pessoas. 

De acordo com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), os negócios de impacto são empreendimentos que propõem soluções para problemas socioambientais por meio de sua atividade principal (seja pela venda de produto ou de serviço ou mesmo pela forma de operação), levando em conta a lógica de mercado e os modelos de negócios que visam o retorno financeiro. Vale destacar que esses negócios comprometem-se com a avaliação constantemente do impacto que geram.

Wosley Nogueira, especialista em Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação, explica que o lucro nos negócios de impacto precisa ser potencializado para que os seus resultados também sejam. Foi durante a pandemia que ele e a jornalista Poliana Ramalho criaram o Conexões Lab para vender infoprodutos nas áreas de gestão consciente e de comunicação responsável. O projeto é um negócio de impacto porque tem um fundo social que recebe parte dos dividendos para investir na formação de jovens de periferia e no desenvolvimento de microempreendedores.

Além disso, os clientes do Conexões Lab podem pagar os produtos com horas do bem, ou seja, com um determinado tempo dedicado às comunidades carentes. Esses clientes levam o conhecimento como designers, contadores ou advogados para assistir a população nas periferias. Esse movimento cria uma teia de relações própria dos negócios que visam promover impacto social.

Como defirnir um Negócio de Impacto?

Existem critérios que ajudam a classificar um negócio de impacto. A Wono Gestão, especializada em consultorias empresariais, apresenta quatro deles.

- Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental

- Solução de impacto como atividade principal do negócio

- Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado

- Compromisso com monitoramento do impacto gerado 

Os empreendimentos de impacto se localizam entre o segundo e o terceiro setor, ou seja, entre as empresas privadas e as organizações não governamentais. Isso acontece porque eles assumem características de cada uma dessas áreas, criando dessa forma o setor 2,5 (dois e meio). Há, icnlusive, perspectivas de grandes investimentos nesse ramo nos próximos anos, segundo Wosley Nogueira.

11/09/2020 04:54
Hapvida acelera plano de expansão nacional
Companhia ainda estuda novos targets para aquisição com o recurso de R$ 3,4 bilhões de caixa livre


Sistema não descarta novas aquisições nos próximos meses | Foto: Divulgação 

Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus, o Sistema Hapvida segue ampliando sua presença nacional. No plano atual de investimentos constam 345 obras, entre inaugurações de novas unidades e melhorias na rede própria de atendimento. Somente no primeiro semestre deste ano, a operadora já investiu R$ 167 milhões na estrutura física de 158 obras entregues até o último mês de agosto. Estão previstas mais 187 obras, dentre elas 34 novas unidades, para serem entregues em todo o Brasil até 2021. Ao todo 10 hospitais serão inaugurados em todo o país. Ao mesmo tempo, a companhia acompanha 15 targets, entre hospitais e operadoras de pequeno e médio portes, para aquisições.

“Continuamos com planos de expansão do nosso modelo de negócio. Nos apoiamos na rede própria verticalizada, que permite monitoramento, previsibilidade e planejamento para garantir o acesso à saúde de qualidade”, explica Bruno Cals, CFO do Sistema Hapvida. Nos seis primeiros meses do ano, o Sistema apresentou uma distribuição geográfica dos investimentos que resultaram em 44.603m² de área construída e 110.616 m² de área reformada.

Caixa promissor e olho no mercado
Com R$ 3,4 bilhões de caixa livre, de acordo com o relatório de resultados financeiros divulgado no início de agosto, o Sistema avalia o mercado e não descarta novas aquisições nos próximos meses. “Temos em vista 15 targets entre operadoras de planos de saúde e hospitais. Sem contar a criação de novos leitos e oportunidades de empregos no setor que devem ser alavancados com essa expansão”, explica Bruno Cals, CFO do Sistema Hapvida.

Segundo o executivo, a ideia é realizar M&A em praças onde já atuam para ampliar a presença local e ganhar market share, assim como aproveitar oportunidades de entrada em novos mercados. “Todas as nossas aquisições são estratégicas e voltadas às praças onde a operadora atua e/ou pretende entrar. Sendo assim, o reforço de infraestrutura é um fator importante, com aquisição de hospitais para atender com excelência os beneficiários com um preço competitivo se comparado aos demais players do mercado”, conclui Cals.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

       de   121    

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO