07/11/2012 12:57
Um giro por Atenas
Viagem pela Capital da Grécia é uma volta ao passado histórico das civilizações e um passeio pela modernidade ocidental

 

 

Uma das mais antigas cidades do mundo e uma das mais modernas do continente europeu. Assim é Atenas, que passou por um período de reformulação de suas estruturas para sediar as olimpíadas esportivas. A capital da Grécia paga até hoje um alto preço devido aos seus investimentos – novo aeroporto internacional, prédios e estádios com formato contemporâneo, alfabeto ocidental em placas de sinalização etc.

O que mais atrai os turistas do mundo inteiro a Atenas é a mistura de rica história, a sedimentada arquitetura e as impressionantes belezas naturais de ilhas e praias. Junte a isso ainda a mitologia, amplamente debatida em escolas de todas as cidades do planeta. Assim, fica a reflexão sobre a importância do passado grego, que repercutiu nos costumes e tradições de todas as civilizações. Como exemplo, basta ver algumas palavras portuguesas de origem grega.

O berço da civilização ocidental pode ser conhecido pelos turistas assim que desembarcam no Centro de Atenas. Mas, o caráter de museu a céu aberto é notado nos locais mais antigos, que datam de 800 anos antes de Cristo. Inaugurado em novo prédio no ano de 2009, o Museu do Acrópole mostra a evolução da vida no País, assim como passeios por Plaka. Na Cidade Alta, imprescindível visitar Parthenon, o teatro de Dionísio, o templo da deusa Atenas (da sabedoria) e o da deusa Nike (da vitória). Lá, também se encontra o estádio Kalimarmaro, o primeiro da Antiguidade a receber jogos olímpicos.

Embora não seja uma metrópole perigosa ao extremo, vale a pena redobrar a atenção com os assaltos. A crise econômica pela qual a Grécia passa há alguns anos explica cenários desconfortáveis socialmente. No verão europeu, o sol marca presença até as 21 horas, motivo pelo qual vale o conselho de aproveitar ao máximo a estação. Isso tudo pode ser curtido pagando, em média, R$ 5.190,00.

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO