01/03/2020 02:53
AS UNIDADES PRODUTORAS DE LEITE PRECISAM CONTROLAR CUSTOS E PRODUTIVIDADE PARA OBTEREM MARGENS DE LUCRO POSITIVAS

AS UNIDADES PRODUTORAS DE LEITE PRECISAM CONTROLAR CUSTOS E PRODUTIVIDADE PARA OBTEREM MARGENS DE LUCRO POSITIVAS


Por mais experientes que sejam os produtores de leites, é importante salientar que o sucesso financeiro da atividade leiteira tem como base de sustentação o trinômio: Preço do Leite, Custos de Produção e Eficiência Produtiva:

 

 


 

Sabemos que os preços do leite são marcados a mercado, logo o produtor não tem gestão sobre este componente, então lhe cabe o cuidado sobre os controles dos seus custos de produção e a busca contínua pela melhora da sua produtividade.

O produtor deve estar atento a sua margem bruta operacional, que é obtida pela subtração entre suas receitas e o seu custo operacional efetivo (COE). Bem como controlar sua margem líquida, que resulta da subtração entre sua receita e seu custo operacional total (COT), o qual considera o COE somado às depreciações e pró-labore.

Deve se procurar produzir cada vez mais em menos áreas, e trabalhar a mão de obra local para se reduzir custos transacionais. Melhorando a produtividade, haverá mais diluição dos custos totais.

Importante citar que a utilização de insumos alimentares, que gerem mais eficiência produtiva, é de suma importância, como por exemplo o uso de silagem de milho.

Qualquer ajuste efetivo para que se possa aumentar a eficiência produtiva, só é possível quando o produtor possui, em mãos, o controle de seus custos de produção e dados zootécnicos. De posse desses dados, o produtor em conjunto com o técnico que acompanha a propriedade, podem identificar quais são os entraves de produção, pois possuem dados para a tomada de decisão e para se montar um bom planejamento.

Sendo assim, caso o produtor mantenha em equilíbrio seus custos de produção e uma aumento de produtividade, ele diminui a dependência de que haja valores mais elevados pelo seu litro de leite, a fim de que se atinja margens de lucro mais atrativas para o seu negócio.

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO