06/10/2019 10:28
MISSÃO NORDESTE - MAPA SE APROFUNDANDO NA VIDA COTIDIANA DOS PRODUTORES DO NORDESTE
AGROORDESTE

No dia 02 de outubro deste ano, na cidade de Parnaíba (PI), o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) iniciou a “Missão Nordeste”, que tem como foco, o entendimento das técnicas empregadas nas área de fruticultura e pecuária leiteira nas regiões que abrangem os Estados do Piauí, Pernambuco e Bahia, a fim de replicar esses conhecimentos por meio do projeto AgroNordeste, programa lançado no dia primeiro de outubro, pelo Presidente da República Jair Bolsonaro.

A Missão Nordeste é composta pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério, Fernando Camargo; pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti; pela diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Mariane Crespolini; pelo diretor de Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas, Orlando Castro; e pelo coordenador de Instrumentos de Agricultura Irrigada, Valdir Juswiak. Já em Parnaíba, a missão contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, e do superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, José Expedito Neiva Santos.

A comitiva procura visitar produtores em suas propriedades, a fim de que os mesmos falem de suas necessidades para se manterem no mercado de forma consistente, e também ampliar suas produções. Inúmeros problemas já foram apontados como: infraestrutura, capacitação, insumos, e com uma certa relevância, a questão da energia elétrica, que se constitui como forte entrave de evolução para aqueles que se utilizam de irrigação em suas culturas.

A comitiva já teve contato com áreas de acerola orgânica, banana e produtoras de leite. O desafio é justamente estabelecer ações que permitam tornar os pequenos produtores autossuficientes.

O grupo partiu de Parnaíba, na manhã da quinta-feira, para Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) para a mesma sequência de visitas a produtores.

Vimos esta ação como um forte indício de melhoramentos para nossos produtores nordestinos. E como uma grande valorização das perspectivas produtivas da nossa região.

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO