30/08/2019 03:50
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PIB DO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2019 PARA A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA

Nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2019, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados do PIB do segundo trimestre deste ano, demonstrando um avanço de 0,4% com relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar de o número ter ficado acima das expectativas que estavam pairando entre 0,2% e 0,3%, cabe fazermos algumas considerações.

O resultado excluiu a possibilidade de entrarmos em uma recessão técnica, o que se concretiza quando o PIB encolhe em dois trimestres consecutivos. Segundo o IBGE este avanço econômico, sob a ótica da produção, se deu pelo crescimento de 0,7% do crescimento da indústria e de 0,3% do setor de serviços, porém a agropecuária teve um recuo de 0,4%.

Procurando entender o acanhamento do resultado da agropecuária, encontramos um dos pontos mais relevantes, que foi a queda na produção da soja. Precisamos compreender que o agronegócio obedece a sazonalidades diferentes de outros mercados, logo a queda de 0,4% do PIB da agropecuária encontra explicação também, nos períodos oscilantes das lavouras. Mas, devemos destacar que, o milho vem ganhando expressividade na margem de contribuição da safra nacional, e que o mesmo vem apontando crescimento tanto de produção, quanto de produtividade conforme dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Sabemos que um terço da produção de milho é colhida na primeira metade do ano, e isso nos anima com as perspectivas sobre o possível reflexo positivo das futuras colheitas sobre os indicadores econômicos do setor.

Entendemos que o mercado precisa ganhar mais confiança e, para tanto, as reformas ocupam um papel fundamental. Mas não podemos acreditar que apenas estas irão resolver. Todo o macro ambiente precisa melhorar.

Analisamos também que o crescimento de 5,2% no PIB da Formação Bruta de Capital (FBCF) no segundo trimestre, e de 3,2% no primeiro trimestre, assinalam um bom indício de que os investimentos estão retornando.

 

 

 

 

 

 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO